



Lembra daquele trecho de música: “oh
Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais, oh Minas Gerais!”? Pois não
há trilha sonora que combine melhor com a experiência de conhecer o morro da
Igreja de São Francisco em Tiradentes ao pôr do sol.
É do gramado em frente à capela que se tem uma das vistas mais bonitas da cidade. Um lugar para contemplar, em silêncio, o sol se despedindo no horizonte, colorindo com o crepúsculo a bela imagem do centro histórico de Tiradentes. Dali se avista a imponente Matriz de Santo Antônio e a charmosa arquitetura do centro histórico. Existe, nesse mesmo gramado, um cruzeiro datado de 1718, ano em que o então arraial de São José foi elevado à categoria de vila.
O local tornou-se icônico também pela gravação de uma das cenas principais estrelada por Ana Paula Arósio na Minissérie Hilda Furacão, quando sua personagem se despe no cruzeiro.
Situada no alto do pequeno morro, a Capela de São Francisco de Paula se destaca pela fachada simples com sineira, como é característico de Tiradentes, tendo sido construída em meados do século XVIII.
No interior, o singelo retábulo-mor traz a imagem do santo padroeiro e as de Nossa Senhora do Carmo e Santo Antônio. Nas paredes laterais, estão reproduções de dois ex-votos do século XVIII. Em um deles está escrito: “Mercê que fez São Francisco de Paula a Bernarda Maria, dando saúde a um seu escravo por nome José; que por espaço de cinco dias não comeu nem bebeu, nem fez operação alguma. Anno de 1787”. No lado direito da capela, há um interessante painel da década de 40, de autoria de G. Rodrigues, que retrata moradores de Tiradentes enquanto assistiam a missa.
Conta a lenda que chove em Tiradentes toda vez que se tira a imagem de São Francisco de Paula do altar-mor.
Para entrar na Capela de São Francisco de Paula não tem custo e é uma das poucas igrejas locais onde é permitido fotografar o interior. A igreja, infelizmente, está quase sempre fechada. É preciso muita sorte para conseguir ver o interior. Tente nos dias de domingo pela manhã. Ainda que não se possa visitar o interior, a vista externa impressiona, e faz valer a subida, com a Serra de São José de um lado, a Igreja Matriz de Santo Antônio a frente e a cidade aos seus pés.
A capela de São Francisco de Paula é tombada pelo IPHAN
Registrada pelo livro de Belas Artes
Inscrição: 477 Data: 27 de janeiro de 1964.
R. Joaquim Eliziário Dias, 320 - Parque das Abelhas, Tiradentes - MG, 36325-000, Brasil
Email: villaalferes@villaalferes.com.br Reservas: (32) 3355 1752 - Whatsapp: (32) 98887 4406