A Matriz de Santo Antônio é um dos mais belos templos barrocos de Minas Gerais. Sua fachada foi modificada em 1810 a partir de um risco encomendado a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Elegante, apresenta frontão com caprichosas volutas e portada entalhada em pedra-sabão. Seu interior é surpreendente, marcado pela exuberância da obra de talha dourada que recobre toda a igreja. É considerada a segunda igreja em quantidade de ouro do Brasil.
Desde sua fundação, em 1880, a ferrovia nunca parou de funcionar. O tráfego ferroviário nos 12 quilômetros do trecho entre São João Del Rei a cidade histórica de Tiradentes ainda atrai muitos turistas e moradores locais, interessados em viajar pela história, a bordo das centenárias locomotivas, orundas da Estrada de Ferro Oeste de Minas.Quem senta do lado direito do vagão observa melhor a paisagem.
Datada de 1749, o Chafariz de São José de Botas se destaca por ter similaridade com uma fachada de igreja. A água abastecia os habitantes e os animais da cidade, além de ser utilizada para lavagem de roupas. Na fachada há uma imagem de São José de Botas e um brasão da coroa portuguesa. Único do estado de Minas a ter um oratório com uma imagem de santo.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de 1708, era frequentada somente pelos escravos. Rara igreja de negros com ouro no seu interior, mantido em segredo, pois, na construção, a porta frontal ficava fechada e os negros entravam somente pela porta lateral, de onde não era possível visualizar o ouro. O interior da igreja possui símbolos da religião católica e também das religiões africanas, principalmente do candomblé, fruto do contato com diversos credos vivenciados pelos escravos.
Todas as sextas-feiras, às 20:30h, é executado pela organistas Elisa Freixo o tradicional Concerto.
Totalmente restaurado na Espanha, o órgão da Matriz de Santo Antônio enche de novo a cidade de Tiradentes/MG com sua bela sonoridade.
Caminhada na Serra de São José, cachoeira do Mangue, Cavalgadas, Roteiros Turístico Cultural e Pedagógico, Rota dos Artesãos, Roteiro de compras variado artesanato da região que revela traços do passado transmitido de geração a geração.
Inaugurado em 2014 na antiga Cadeia Pública. O acervo, único no mundo, abriga 291 imagens de Sant’Ana, a santa protetora dos lares e da família, bem como dos mineradores. São obras brasileiras, de várias regiões do país, eruditas e populares, dos mais variados estilos e técnicas, produzidas em sua maioria por artistas anônimos, entre os séculos XVII e XIX, em materiais diversos.
O Museu Padre Toledo está instalado no bonito solar onde morou o padre inconfidente Carlos Correia de Toledo e Mello, vigário da Paróquia de Santo Antônio entre 1777 e 1789. O museu conta com uma coleção de móveis, imagens e pinturas da época, entre as quais se destacam uma tela de São Mateus e um armário estante pintados por Manoel da Costa Ataíde, importante pintor do período colonial.
Com instalações audiovisuais e terminais multimídia, exibe mais de 400 peças ligadas à liturgia católica, confeccionadas entre os séculos 17 e 20. No pátio externo, em cada banco de pedra ouve-se uma mensagem ou música sacra diferente; e o piso do hall de entrada forma um mosaico que lembra os tapetes de serragem típicos de algumas celebrações.
Uma verdadeira Tradição mineira.
As coloridas e simpáticas charretes são uma ótima maneira de conhecer o centro histórico, pois elas passam pelos principais atrativos da cidade, entre eles, a Matriz de Santo Antônio Na praça principal da cidade sempre é possível contratar o passeio neste secular veículo.
São várias as trilhas que saem da cidade e levam aos principais mirantes a até 1 260 metros de altura, várias delas passam pela calçada dos escravos, construída no século XVIII. Fauna e flora impressionam, a Mata Atlântica é rica e o local tem grande concentração de libélulas. Há também outras partes do caminho diretamente ligadas à história de Minas Gerais e do Brasil, como antigas áreas de extração de ouro e trechos vicinais da Estrada Real. No final, um banho de cachoeira recompensa o esforço nas trilhas.
Construção 1717 que chama a atenção pela ampla varanda na frente da construção. A proximidade com a Matriz, indica que política e religião ocupavam posição de destaque no cotidiano da cidade. O brasão no centro da cimalha recebeu sucessivas gravações: as armas de Portugal, as do Império e, mais tarde, as da República. Ainda se pode visualizar um pouco da estrutura de uma prisão que funcionou no seu porão entre 1825 e 1840. Além da Câmara, ali ainda se realizam concertos, exposições e seminários.
Apresentação interna do espetáculo de som e luz, com narração histórica de sua formação, arquitetura, talhas, artistas e todo o encanto desta magnífica construção. Duração 25 minutos.
O programa inclui apreciar a vista sobre o centro histórico de Tiradentes e ao mesmo tempo, contemplar o por do sol atrás da serra de São José. Tudo isso acompanhado das apresentações de música clássica de renomados compositores, executados pelos melhores intérpretes.
No distrito do Bichinho, a Casa Torta foi concebida para ser um espaço sede para a Companhia teatral Entreato, hoje, a atração é uma grande mistura de oficinas de arte, apresentações de teatro, espaço para brincadeiras e até um café aconchegante.
Período: Quinta a Domingo
Dias de semana a combinar
Horário: A partir das 19:00
Local: Largo das Forras
Informações: (32) 9948-2370
Período: Quarta a Domingo
Horário: 09:00 às 17:00 horas
Informações: (32) 3799-8033
Espetáculo realizado aos sábados na pousada Três Portas ( confirmar) pela companhia de Inventos.
Magia e encanto para todas as idades.
R. Joaquim Eliziário Dias, 320 - Parque das Abelhas, Tiradentes - MG, 36325-000, Brasil
Email: villaalferes@villaalferes.com.br Reservas: (32) 3355 1752 - Whatsapp: (32) 98887 4406