



Localizado entre São João del-Rei e Tiradentes, à margem direita do Rio das Mortes, Santa Cruz de Minas é um dos mais novos e o menor município do Brasil. O pequeno distrito emancipado de Tiradentes em 1995 possui apenas 3 km².
Paradisíaca e dona de um povo acolhedor, a cidade possui duas indústrias, mas se destaca pelo turismo ecológico, artesanato variado e móveis em estilo colonial feitos com madeira de demolição.
A Serra São José agrega um terço da cidade e a Cachoeira Bom Despacho é um dos pontos turísticos mais visitados, principalmente durante o verão.
Santa Cruz de Minas recebeu do Ministério do Turismo um monumento em aço que assinala o “marco zero” do Eixo Principal da Estrada Real. O monumento está junto a um de seus atrativos naturais – a Cachoeira do Bom Despacho, localizada na base da Serra.
O artesanato é um dos pontos fortes na economia de Santa Cruz de Minas, no Campo das Vertentes. A principal avenida, Gabriel Passos, é polo do artesanato da região e também faz parte do caminho da Estrada Real. São muitas lojas e ateliês, cada um com sua particularidade, se aproveitando do interesse de lojistas e consumidores. Trabalhos que atraem turistas e são vendidos para todo o país e que geram renda para os moradores da cidade. Santa Cruz de Minas também tem especialistas na criação das tradicionais namoradeiras. De todos os tamanhos, cores e formatos, elas enfeitam as janelas em todo país. Além de lustre de ferro e móveis rústicos.
A Serra de São José é uma formação rochosa com altitude de 1300m, sendo Área de Preservação Ambiental que abriga orquídeas raras, grande quantidade de libélulas e rica fauna, estando presente também em outras quatro cidades. Em Santa Cruz de Minas está localizado o complexo com as maiores cachoeiras da Serra: Bom despacho, Índios e dos Anjos.
Santa Cruz de Minas é um município com uma área de 3,11 Km2. Foi elevada a categoria de Vila em 1962, emancipado em 1995 e instalado em 01 de janeiro de 1997.
Primeiros povoadores da região foram os Bandeirantes.
A região é cortada pelo Rio das Mortes, nome recebido devido às inúmeras lutas travadas na região na época da exploração do ouro. Num determinado ponto Rio, era de passagem obrigatória. Essa passagem ficou conhecida como ' Passagem do Rio das Mortes', depois passou a se chamar Porto da Passagem, Porto Real da Passagem, Vargem do Porto e finalmente Porto. Porto, porque ali chegavam e saíam em jangadas mercadorias de toda a região (Gêneros alimentícios, vestuários, etc). Foi desse Porto Real da Passagem que partiram aqueles que procurando ouro, dariam origem aos Arraias da região. Hoje, cidades de São João del Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas.
Na região denominado Córrego (Arraial do Córrego), teve origem o povoamento da atual Santa Cruz de Minas. Ali se estabeleceram os primeiros moradores em antigas fazendas (ainda existem duas), vindos do Porto Real da Passagem à margem direita do Rio das Mortes. Este arraial pertenceu a São João del-Rei, posteriormente a Tiradentes, e só 1995 aconteceu sua emancipação.
Em 29 de Junho de 1937, foi celebrada a primeira missa campal com a benção da pedra fundamental para a construção da capela, com a autorização do Padre José Bernardino da Silveira. No local foi erguido um Cruzeiro que originou o nome de Santa Cruz de Minas. O terreno para a construção da capela foi doado pela Prefeitura de Tiradentes. . A primeira capela foi demolida para construção da atual Igreja Matriz.
O padroeiro é São Sebastião que foi escolhido por uma comissão da época. Gentílico - Santacruzense.
R. Joaquim Eliziário Dias, 320 - Parque das Abelhas, Tiradentes - MG, 36325-000, Brasil
Email: villaalferes@villaalferes.com.br Reservas: (32) 3355 1752 - Whatsapp: (32) 98887 4406