



No último Festival Semana Criativa Tiradentes (21/10 a 24/10), nossa cidade celebrou mãos talentosas entre nossa gente e abriu espaço para criadores de outras regiões do país nessa grande festa de cultura e design. Abraçando o convite do evento, trouxemos um dos artistas participantes para contar um pouco mais sobre seu trabalho.
Marcos abriu seu ateliê para a Pousada Villa Alferes enquanto moldava um vaso, nos contou um pouco sobre a produção em parceria com a irmã dos trabalhos expostos no Centro Cultural Yves Alves, um dos locais que sediou o evento.
Arthur: Quantos anos você tem? E a sua irmã?
Marcos: Eu tenho 24, ela tem 29.
Arthur: Na exposição tinha uma sala apresentando os criadores das obras e contando um pouco quem são. Percebi que vocês são os mais novos. Qual a sensação de estar entre artistas mais experientes?
Marcos: Até comentei isso com o pessoal, mas esse contato com a galera mais jovem, com a mente mais aberta, proporciona renovação. É uma troca da experiência com as novas ideias.
Arthur: E como é trabalhar com a Mariana?
Marcos: É legal! A minha irmã tem um olhar empreendedor também, ela é formada em administração. Além de ajudar muito no ponto de vista artístico, ela também me ajuda no ponto de vista matemático. É muito importante. Sem contar que estar com ela faz a coisa não parecer tão séria, o clima é mais descontraído.
Arthur: Você nasceu em Tiradentes?
Marcos: Sim, nascido e criado em Tiradentes.
Arthur: Seu avô é um ceramista renomado na cidade e muito além dela. Seu contato com o trabalho dele foi muito direto?
Marcos: Sim, ele morava do outro lado da rua e eu ficava na casa dele. Acabou ficando registrado.
Arthur: Você chegou a produzir alguma coisa com ele?
Marcos: Não, minhas produções são mais recentes. Ele ficou de me ensinar quando eu tivesse altura suficiente para usar o torno manual. Infelizmente ele ficou doente antes, então em 2018 eu fiz um curso de cerâmica e comecei a produzir pra manter a tradição viva.
Arthur: Vi que o evento foi divulgado na Casa Vogue. A projeção que o trabalho de vocês está ganhando te trouxe alguma ambição?
Marcos: Essa primeira participação no evento já ter levado o nosso trabalho a ser divulgado na Casa Vogue, além de uma grande feira paulista de arte ter encomendado uma série de peças com a gente nos deixou muito feliz, e particularmente me trouxe muita segurança. Estar começando agora, por mais que tenhamos o auxílio de designers também, dá aquela sensação de frio na barriga já que a natureza do nosso trabalho é tão familiar, despretensiosa. Ver essa repercussão toda me traz mais confiança em relação ao que estamos produzindo.
Ao longo da conversa, Marcos fez um pequeno tour pelo ateliê, contou sobre suas inspirações e explicou sobre suas técnicas. Terminou de moldar o vasinho no torno manual e o pôs para secar antes de leva-lo ao forno. Visitar o espaço é uma experiência rica e vale a pena para os fãs de arte e artesanato.
Simples e sensível, o trabalho dessa dupla que honra a memória do avô promete alçar voos mais altos, mas sua raiz é história e cultura da cidade de Tiradentes. Para conhecer melhor as Cerâmicas Tião Paineira você pode acessar o link https://tinyurl.com/jx4nu8j8.
Arthur Ali
Pousada Villa Alferes
R. Joaquim Eliziário Dias, 320 - Parque das Abelhas, Tiradentes - MG, 36325-000, Brasil
Email: villaalferes@villaalferes.com.br Reservas: (32) 3355 1752 - Whatsapp: (32) 98887 4406