



- Inverno é a alta temporada da cidade, a disponibilidade das melhores pousadas se esgota com mais de um mês de antecedência, o mesmo vale para datas de eventos e feriados;
- As diárias de segunda a quinta são mais econômicas. A cidade vive de finais de semana, então terças e quartas alguns comércios fecham, mas nada que prejudique a viagem, pois sempre há opções em funcionamento na cidade, a menos que queira visitar algum lugar específico, quando seria interessante verificar o funcionamento;
- Os restaurantes mais renomados da cidade: TragaLuz, Angatu, Pacco & Bacco, Atras da Matriz, Uai Thai, Mano a Mano, Ateliê Gastronômico, Ora, Empório Santo Antônio e Viradas do Largo são muito concorridos e necessitam reservas antecipadas;
- A Maria Fumaça funciona de sexta a domingo (quartas e quintas em Janeiro e Julho) e é o passeio mais concorrido da cidade, sendo necessário reservar com bastante antecedência através de agências de turismo da cidade ou no site:
https://www.vli-logistica.com.br/esg/social/trem-turistico/
- Passeios a cavalo, quadriciclo, jardineira ou bicicleta e ecoturismo também exigem reserva. Passeios de charrete podem ser feitos sem reserva.
- Visitações imperdíveis na cidade: Matriz de Santo Antônio, Igreja do Rosário, Chafariz, Museu Padre Toledo, Museu de Sant’Ana, Museu da Liturgia, Alto São Francisco, virada manual da Maria Fumaça, Museu da moto, Museu do Automóvel e Casa Torta.
- A cidade é histórica, portanto não planejada para o trânsito atual, por isso dirigir e estacionar no centro é sempre um desafio, o desrespeito à sinalização gera multa e reboque. A cidade é muito pequena, sendo possível conhece-la totalmente caminhando.
- O calçamento da cidade é de pedras, não sendo uma boa opção andar de salto, recomendamos o uso de tênis. Ande sem pressa e aproveitando o clima da cidade que não dá para traduzir, dia e noite produzem atmosferas diferentes na cidade, então programe-se para curti-la nos dois momentos.
- Alguns estabelecimentos e serviços na cidade não aceitam cartão. Temos apenas dois bancos na cidade (Itau e Bradesco) e um caixa 24 horas na rodoviária, que nem sempre é suficiente para atender o grande número de visitantes.
- A cidade não tem serviço de UBER, os taxis cobram uma tarifa fixa próxima de R$25,00 para quaisquer pontos da cidade.
- As linhas de ônibus das capitais têm São João del – Rei como destino. A cidade histórica fica a 15km de Tiradentes, havendo ônibus circular de hora em hora entre as cidades ou serviços de van e taxi para o trajeto.
- Bichinho é um povoado que vale a pena ser visitado, dista 8km de Tiradentes, portanto é importante se planejar para a visita – não há ônibus que faça o percurso e os taxis cobram em média R$80,00 até lá, já que a estrada é de calçamento irregular.
- A Serra de São José compreende vários municípios da região, havendo muitas trilhas ao longo dela, recomendamos sempre o acompanhamento de guias locais para uma aventura segura.
- Pelo calçamento e proximidade com a Serra de São José, a cidade possui temperaturas baixas mesmo no verão, sendo recomendável sempre trazer um casaquinho. No inverno as temperaturas podem chegar, inclusive, a sensações térmicas negativas, então venha preparado!
- A cidade conta com, pelo menos, um evento a cada mês entre festivais de cerveja, dança, vinho, gastronomia, motos, teatro, cinema, então se o objetivo é um movimento maior, essas são boas datas para visitar a cidade. Em nosso blog há varias dicas sobre a cidade, opções de roteiro e detalhes maiores sobre cada evento, confira!
R. Joaquim Eliziário Dias, 320 - Parque das Abelhas, Tiradentes - MG, 36325-000, Brasil
Email: villaalferes@villaalferes.com.br Reservas: (32) 3355 1752 - Whatsapp: (32) 98887 4406