



Vizinha a Tiradentes, pertencente à Trilha dos Inconfidentes e da Estrada Real, a cidade é famosa por uma Igreja de Pedra, pelo artesanato em pedra e por ser a sede do engenho mais antigo em funcionamento no Brasil - o Engenho Boa Vista, inaugurado no século 18 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A cachaça produzida ali, a "Cachaça Século XVIII", segue os mesmos moldes de 300 anos atrás e é famosa pela qualidade.
Símbolo do município, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida como “Igrejinha de pedra” se destaca pela sua beleza. As dimensões de capela e a delicadeza nos detalhes a torna única. Ponto de parada para turistas, sinônimo de tranquilidade para os moradores e até mesmo ponto de apoio para os ciclistas que se refrescam com a água da pia de pedra sabão ao lado da igreja.
Não existem registros sobre a história da “Igrejinha do Rosário”. Data de construção e nome de seus construtores são desconhecidos, embora uma pedra tenha gravada a data de 1717. A capela pertencia à Fazenda do Mosquito, que foi uma das três fazendas originais cujas terras foram divididas entre parentes do Coronel Xavier Chaves, o que deu origem à cidade.
A devoção inicial da Igreja era à Nossa Senhora da Conceição, com a construção da Igreja Matriz especificamente para devoção à padroeira da cidade, foi decidido que a Igreja de pedra seria dedicada à Nossa Senhora do Rosário.
A beleza que é vista hoje não foi sempre assim… Até 1973, existiam pinturas decorativas nas paredes internas, durante um período de reforma da igrejinha, percebeu-se que, por baixo do reboco, ela era construída com um tipo de pedra comum na região (cantaria), o pároco da época, Padre Francisco Lustosa, ordenou que todo o revestimento fosse removido e, a partir de então, a igreja exibe a originalidade de suas paredes com pedras aparentes. Apesar de o acabamento ter sido removido, as paredes de pedra expressam um cuidadoso trabalho e todo o método construtivo da igreja, de efeito surpreendente.
O mais antigo alambique do Brasil ainda em funcionamento está situado nesta bucólica cidade e pertence à família do herói da inconfidência mineira, Tiradentes. A visita é obrigatória, uma vez que o alambique fica a menos de um quilômetro da praça principal. Uma degustação também deve fazer parte do programa, incluindo aguardentes envelhecidas em diversos períodos e também a branquinha que acabou de ser destilada.
Sabe-se da existência do engenho Boa Vista desde o ano de 1755, no entanto, a data e os responsáveis por sua construção são desconhecidos.
O engenho pertenceu a Maria da Conceição Xavier que o doou ao Padre Domingos da Silva Xavier, irmão mais velho de Tiradentes, participante da Inconfidência Mineira, preso em 1791. Ao longo de sete gerações, o engenho nunca deixou de pertencer à família Xavier. Entre 1950 e 1960, pertencia a uma filha do Coronel Xavier Chaves e em 1978, o atual proprietário Sr. Rubens Resende Chaves o adquiriu. Em 1995 suas instalações foram ampliadas e a partir de 1997, o fabrico de cachaça foi retomado.
Pedras e telhas cobertas de pátina evocam um tempo de ritmo lento e marcam a ampla construção bicentenária de arquitetura e engenho respeitosos da queda de terreno. É o fazer artesanal integrado à natureza. A roda d´água oxigena o resíduo de sete metros. A caldeira sem pressa queima o bagaço num processo ecológico indispensável à fabricação das bebidas que exigem paladares refinados. Os antigos nos legaram segredos que os laboratórios aos poucos descendam. O legado maior, além da instalação bucólica e da terra propícia ao cultivo da cana de açúcar, é a certeza de que o tempo pede paciência e humildade. Poucos litros de cada vez para a qualidade acima de tudo. Isso faz a diferença. O prédio, apesar de ter passado por reformas, modificações e acréscimos, guarda ainda uma atmosfera de época, além de beleza peculiar.
Endereço: Sítio Engenho Boa Vista, Coronel Xavier Chaves.
Cachaça Seculo XVIII
Site: http://www.mapadacachaca.com.br/guia/cachaca/seculo-xviii/
Telefone: (32) 3357-1238
Visitas devem ser agendas com antecedência.
O Coronel Xavier Chaves era bisneto de Antônia Rita de Jesus Xavier, irmã caçula de Tiradentes e estabeleceu-se na cidade em uma das primeiras fazendas datadas de 1700 que deram origem ao povoado. Homem, de certa cultura, homeopata, o próprio Coronel fez um traçado urbanístico onde foram construídas 20(vinte) moradias, para familiares, padres e outros. Mandou construir na chamada Rua de Cima, moradias para os trabalhadores em suas propriedades. As casas mandadas construir pelo Coronel foram todas de sua propriedade até 1912. O traçado atual da cidade se expandiu tendo o traçado original como referência. Pode se concluir que a cidade nasceu planejada.
Distrito de Tiradentes, passa a se chamar São Francisco Xavier em 1912. Deve se registrar que em 1943 um abaixo assinado pede a mudança do nome de São Francisco Xavier para “Canoas”, nome de uma fazenda vizinha, mas por mal-entendido por ter sido grafado em letra tosca, o edital traz o nome de “Coroas”, como é chamada a cidade até hoje em toda a região. Com a emancipação em 1962, o município passa a se chamar Coronel Xavier Chaves.
Região de intensa tradição cultural, especialmente música, o município conta com banda de música, artesãos vários e pintores cujos trabalhos são comercializados nos grandes centros. Integrante do recém-criado roteiro turístico da Estrada Real (Circuito Trilha dos Inconfidentes), o município espera desenvolver atividades turísticas mais consistentes.
R. Joaquim Eliziário Dias, 320 - Parque das Abelhas, Tiradentes - MG, 36325-000, Brasil
Email: villaalferes@villaalferes.com.br Reservas: (32) 3355 1752 - Whatsapp: (32) 98887 4406