



Localizado no Largo das Forras, foi o segundo monumento a homenagear o herói da Inconfidência, construído 1892, pelo povo tiradentino, quando se celebrou o centenário da morte do mais ilustre filho da cidade.
Em suas origens o formato era o de uma urna funerária (apenas simbólica, pois não guardava os restos mortais de Tiradentes) sobre um pilar de aproximadamente 1,5m de altura (que por sua vez fica sobre degraus que alcançam um pouco mais de meio metro) e tinha quatro minis postes de onde saiam correntes que circundavam o monumento – para protegê-lo ou, mais provavelmente, dar à escultura um status de obra de arte, de algo que deve ser conservado. Não se sabe bem quando nem como, mas essa urna sumiu.
Em 1932 o artista local Antônio Gomes faz um busto de Tiradentes para ornamentar o pilar, em substituição à urna que desaparecera. O artista também fez as flores da base do pilar. A escultura, contudo, não agradou a maioria, pois era desproporcional ao pilar. Ela foi retirada e se encontra atualmente guardada na Biblioteca Municipal.
Durante um tempo o vazio foi preenchido por um vaso de flores que ficava na Casa de Padre Toledo, mas desde 1970 esse vaso foi retirado e até os dias de hoje permanece vazio – apenas o pilar ornamentado.
R. Joaquim Eliziário Dias, 320 - Parque das Abelhas, Tiradentes - MG, 36325-000, Brasil
Email: villaalferes@villaalferes.com.br Reservas: (32) 3355 1752 - Whatsapp: (32) 98887 4406