Blog Post

Roteiro detalhado (com fotos) para até 7 dias em Tiradentes

Claudir Carvalho • 29 de dezembro de 2019

Nossa sugestão de roteiro inclui o passeio na Maria-Fumaça, que possui horários e dias de funcionamentos variáveis, portanto, pode ser preciso trocar a ordem dos dias.
Às sextas-feiras, programe-se para assistir ao Concerto do Órgão e o Espetáculo Som e Luz na Matriz a partir das 20 horas.

Dia 1 - Conheça a parte histórica de Tiradentes
Todo roteiro na cidade deve começar após às 09 da manhã, pois é a partir desse horário que a cidade começa a acordar. Lembre-se de calçar um tênis confortável para aguentar o dia sobre as ruas irregulares de pedras da cidade.
Igreja Nossa Senhora das Mercês

Comece seu passeio pela Igreja de Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos, os negros libertos, que possui belas pinturas de Manoel Victor de Jesus, ao gosto rococó, que cobrem os forros da nave e capela-mor. No gramado em frente à Igreja, um bom espaço para apreciar a paz da cidade e tirar lindas fotos.

Rodoviária Tiradentes

Dali, virando à direita, acesse o Largo da Rodoviária, onde você encontrará uma rodoviária bem incomum, com espaço para apenas dois ônibus. É também o melhor espaço para se estacionar próximo ao Centro Histórico, quando não há eventos acontecendo. Uma feirinha com artesanato local pede uma pequena parada.

Chafariz de Tiradentes

Passando a ponte, siga a direta, passando por várias lojinhas de souvenir, móveis, artesanatos e decorações até à segunda esquina onde, virando à direita, você encontrará o Chafariz de São José de Botas, considerado por muitos o mais bonito do Brasil, construído em 1749 para levar água potável à população da então Vila de São José del Rey, servindo também para lavagem de roupas e bebedouro dos animais naquela época. 

Bosque Mãe d'água

Vale a pena seguir o aqueduto construído pelos escravos que canaliza a água da serra ao chafariz pelo Bosque Mãe D’Água.

Museu da Liturgia

Voltando do Chafariz, siga a ladeira que leva à Matriz. Um pouco antes da Igreja, você encontrará uma pequena pracinha com o Busto retratando Tiradentes quando foi levado à forca. Ao lado da pracinha, visite o Museu da Liturgia, único dedicado ao tema na América Latina, com mais de 420 peças sacras dos séculos XVIII a XX em seu acervo, retiradas das Sacristias das Igrejas da cidade e completamente restauradas. Ele também conta com instalações audiovisuais, terminais multimídia e programa educativo; de seus jardins é possível contemplar a Serra de São José ao som de músicas sacras.

Casa da Camara Tiradentes

Ao lado do Museu, a Casa da Câmara rende excelentes fotos de sua varanda, não deixe de reparar nas grades do porão (herança do curto período em que funcionou também como cadeia) e no brasão da fachada.

Matriz de Santo Antonio de Tiradentes

Finalizando a subida, a Matriz de Santo Antônio apresenta-se imponente sobre o casario da cidade, considerada uma das mais belas e principais igrejas barrocas do Brasil, possui a fachada desenhada por Aleijadinho e ostenta 482kg de ouro em seu interior, tornando-a a segunda igreja em quantidade do metal no país. 

Orgao Matriz de Tiradentes

Fazem parte do conjunto da Matriz, o Órgão Musical de 1788 que figura entre os 15 principais do mundo, e o relógio de sol no adro da Igreja, com uma face para o Inverno e outra para o Verão. De qualquer ângulo desse adro, as melhores fotos da cidade, sempre emoldurada pela imponente Serra de São José.

Santuário Santíssima Trindade

Saindo da Matriz, seguindo por uma pequena ladeira à esquerda do muro, chega-se ao Santuário da Santíssima Trindade que guarda uma imagem única do Pai Eterno vestido à maneira papal da Idade Média e celebra a maior festa popular da região.

Casario Colonial Tiradentes

Voltando à Matriz, siga na charmosa Rua Padre Toledo, bem à direita do muro, e repare nas charmosas casas históricas e todo o charme colonial da cidade. Uma visão detalhada dos beirais dos telhados revela a riqueza dos moradores da época, quanto mais trabalhado, mais rico era o habitante da vila.

Museu Padre Toledo

Chegando ao Largo da Sol, você encontrará a casa mais rica da Vila, hoje transformada no Museu Casa de Padre Toledo, ali nasceu a ideia e aconteceu a primeira reunião da Inconfidência. Embora conte um pouco da história da Conjuração, o foco do museu é a arquitetura e o modo de vida do século XVIII com algumas coleções de quadros, mobiliários, estátuas e objetos da época.

Igreja de São João Evangelista Tiradentes

Ao lado do museu, a Igreja de São João Evangelista dos Homens Pardos, que guarda o túmulo do compositor sacro Manoel Dias de Oliveira, possui três altares com talha rococó e imagens de roca de mais de dois metros de altura. 

Estatua Alferes Tiradentes

Ainda no Largo do Sol, a única estátua de Tiradentes vestido de Alferes, uma patente do Exército Colonial Português, pede uma parada para fotos.

Rua Direita em Tiradentes - MG

Descendo a rua, chegamos à Rua Direita, considerada a principal rua da cidade. É ali onde estão alguns dos melhores ateliês, lojas de estanho e de souvenires da cidade, além de restaurantes renomados com uma gastronomia mineira mais requintada. 

Caso o objetivo seja apreciar a culinária mais tradicional mineira, recomendamos pausar o passeio nesse momento e conhecer o Restaurante Padre Toledo, na esquina da rua Direita, ou descer até o Largo das Forras e deliciar-se no Restaurante do Celso, o mais tradicional da cidade.

Museu de Sant'Ana - Antiga Cadeia Pública

Voltando à rua Direita, apreciando as lojas e a arquitetura, chegamos ao Museu de Sant’Ana - instalado na Antiga Cadeia Pública da cidade, que guarda ainda a estrutura original do prédio, como as grades nas celas. É o maior museu dedicado ao tema da América Latina, com quase 300 imagens da Mãe de Nossa Senhora produzidas entre os séculos XVII e XIX.

Igreja Nossa Senhora do Rosário - Tiradentes

Em frente a ele, encontramos a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a igreja mais antiga da cidade, construída pelos escravos para uso deles. Possui o altar decorado com ouro que os escravos levavam escondido nos cabelos ou nas crinas dos animais. Repare nas imagens, todas de santos negros, e nas pinturas feitas por Manoel Victor de Jesus, que foi sepultado dentro da Igreja.

Centro Cultural Yves Alves

Voltando pela rua Direita, visite o Centro Cultural Yves Alves, onde sempre acontecem exposições e eventos interessantes.

Largo das Forras Tiradentes

Seguindo em frente, passamos pela rua Resende Costa, com várias lojinhas interessantes de um artesanato mais trabalhado, e chegamos ao Largo das Forras, coração e praça principal de Tiradentes. O projeto urbanístico da praça foi concebido por Roberto Burle Marx e possibilita ao visitante conhecer o jeito calmo, simples e tranquilo de viver do mineiro. 

Capela Bom Jesus da Pobreza

Nessa praça também fica a Capela do Bom Jesus da Pobreza, capelinha datada de 1750 que era frequentada pelos miseráveis da Vila. O largo possui várias opções de bares que convidam a apreciar o toque mineiro na famosa comida de boteco, acompanhadas das bebidas de sua preferência, relaxando e repondo as energias depois do instrutivo passeio pela cidade. 

Agência Trajjetus

Para tornar o passeio ainda mais rico, recomendamos contar com acompanhamento de um guia oficial da cidade. A pousada possui parceria com a agência Trajjetus que faz roteiros com grupos menores e até individuais e conta com guias nativos da cidade que, além de contar a história, fazem um paralelo aos dias atuais, além de apontar detalhes e formas de manifestos camufladas que passam despercebidos a olhos leigos, tornando o passeio inesquecível.

Passeio de Charretes Tiradentes

Para quem aprecia, o passeio de Charrete pelo Centro Histórico pode conter histórias mais leves e populares que aqueles reais, contadas pelos guias oficiais da cidade, além de ser uma diversão garantida para as crianças.

Por do Sol Tiradentes

Termine o dia no gramado do Alto da Capela de São Francisco, aos pés do icônico cruzeiro, contemplando o pôr do sol atrás da Serra de São José com vista privilegiada para o Centro Histórico de Tiradentes.

Rua Direita Noite Tiradentes

À noite, revisite a Rua Direita, os lampiões dão um charme todo especial e bucólico à rua, aproveite para deliciar-se com a gastronomia mineira mais requintada dos restaurantes mais famosos da cidade: Traga a Luz, Pacco & Bacco, Angatu, Mia, Uai Thai, ou Atrás da Matriz, esses dois últimos, fora do circuito, ficam localizados próximo ao Museu Padre Toledo e atrás da matriz, respectivamente. 


Dia 2 – Passeio de Trem
Maria Fumaça Tiradentes
A Maria-Fumaça, mais famosa locomotiva a vapor do estado, roda ininterruptamente desde o século XVIII encantando visitantes de todas as idades nos 40 minutinhos de passeio entre as cidades de Tiradentes e São João del-Rei.
Funciona geralmente nas sextas e domingos com saídas às 11 e 16 horas, e nos sábados com horário extra às 14 horas, mas é sempre válido confirmar os horários de funcionamento no período da viagem no site da VLI. Os ingressos devem ser adquiridos com o máximo de antecedência possível, inclusive pelo site da empresa, ou nas bilheterias das estações que funcionam das 09 às 17 horas.
São João Del - Rei Centro Histórico
O ideal é comprar os ingressos coincidindo os horários de ida e volta com o máximo de tempo possível em São João del-Rei para possibilitar conhecer o máximo de atrativos turísticos da cidade vizinha que ficam localizados mais afastados uns dos outros. 
Em São João del-Rei é interessante conhecer o Museu Ferroviário, a Igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, além do centrinho histórico preservado nas imediações da Catedral. 
Para conhecer mais detalhadamente a cidade, há a opção do passeio de Van que pode ser adquirido na porta da estação, na chegada à cidade, mas o passeio dispensa a volta de trem, pois o tour inclui o retorno a Tiradentes, já que a rota não permite ser feita no intervalo da locomotiva.
Para quem deseja almoçar em São João del-Rei no intervalo da Maria Fumaça, os restaurantes Chafariz, Colher de Pau, Pelourinho e Rex ficam próximos à estação e o Restaurante Vilheiros fica próximo à Igreja de São Francisco. Tendo a oportunidade de almoçar em Tiradentes, recomendamos o elogiado restaurante Empório Santo Antônio, localizado na rua da Pousada.
Museu de Moto Tiradentes
Voltando a Tiradentes, depois do passeio da Maria Fumaça, aproveite o Restaurante Plataforma do Sabor para saborear um chopp gelado, enquanto aprecia a Maria- Fumaça se despedindo de Tiradentes. Aproveite também a proximidade da estação para conhecer o Museu da Moto de Tiradentes com uma coleção que encanta até quem não tem familiaridade com as duas rodas. 
Vale a pena seguir um pouquinho mais na mesma avenida para conhecer também o Museu da Nostalgia de Tiradentes.
Passeio Jardineira Tiradentes
Voltando da Estação, visite o Chico Doceiro e delicie-se com os deliciosos canudinhos de doce de leite.
Termine o dia fazendo o passeio noturno na romântica e histórica Jardineira e divirta-se com as histórias do motorista pelo Centro histórico.

Dia 3 – Visite Vitoriano Veloso
Bichinho
A apenas 8km de distância, o pequeno vilarejo, mais conhecido como Bichinho, atrai um grande número de turistas pelo artesanato de qualidade e algumas atrações charmosas.
No caminho, saindo de Tiradentes, não deixe de parar nas inúmeras lojas que vendem artesanatos dos mais variados materiais como madeira, ferro, latão, entre outros. 
Museu do Automóvel
O caminho calçado, aos pés da Serra, já é uma atração, que fica ainda mais completa com o Museu do Automóvel, com relíquias incríveis que encantam a todos e ainda geram excelentes fotografias.
Casa Torta Bichinho
Chegando ao vilarejo, não estranhe se der de cara com uma Casa Torta: a pitoresca construção tornou-se principal atração do distrito, sendo parada obrigatória para fotos na fachada, mas o interior guarda ainda mais surpresas, principalmente para as crianças ou para aqueles que não perderam a essência da infância.
Cachaça Bichinho
Vale a pena também visitar os alambiques e apreciar a famosa cachaça mineira, abrindo o apetite para um delicioso almoço no restaurante Tempero da Ângela, cuja fila pode ser grande, mas que tempo de espera é muito bem recompensado. Para aqueles mais impacientes, há opções tão boas quanto, como o Restaurante Pau de Angu.
Artesanato Bichinho
Após o almoço não deixe de conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Penha da França com interior rico em pinturas ao estilo Rococó e, claro, comprar as famosas “lembrancinhas” ou aproveitar para redecorar a casa com o mais variado e criativo artesanato da região.
Voltando a Tiradentes, aproveite para degustar o Doce de Leite do Bolota, o melhor da região!
Termine o dia saboreando uma deliciosa massa ou um dos outros pratos do delicioso cardápio do intimista Bistrô Mano a Mano, que oferece descontos aos hóspedes da Pousada Villa Alferes.

Dia 4 – Roteiro Ecológico na Serra 
Serra de São José
A Serra de São José, mais que um atrativo que enriquece o contorno de Tiradentes, reserva várias riquezas e belezas ecológicas que podem ser desbravadas através de um roteiro ecológico.
Há três roteiros básicos na Serra de São José: 
Cachoeira do Mangue

1 – Nível Leve: Mangue – Na entrada da cidade pela Estrada Real, a trilha do Mangue de pouco mais de meia hora, leva a um banho refrescante na cachoeira do Mangue no alto da Serra e suas várias piscinas naturais um pouco mais acima.

Trilha do Carteiro

2 – Nível Médio: Trilha do Carteiro – Do outro lado da cidade, leva a Mirantes belíssimos passando pela por um trecho calçado por escravos para escoamento de ouro, finalizando no Poço da Coca Cola.

Travessia Serra São José

3 – Nível Difícil: Travessia – Trilha de cerca de 5 horas que inicia-se pela Calçada dos Escravos e termina do outro lado da Serra na Trilha do Mangue.

Independente da Trilha escolhida, é essencial o acompanhamento de um guia, pois a Serra possui várias trilhas que se cruzam, sendo muito fácil se perder, até para quem tem costume de aventurar-se. A agência Trajjetus possui guias nativos que recebem reciclagem constante para acompanhar os hóspedes da Pousada nesse tipo de roteiro.
Após o roteiro cansativo, uma parada nos barzinhos do Largo das Forras pode ser uma excelente opção para recarregar as energias e repor todas as calorias perdidas no passeio, os bares Barouk e Templários são os preferidos entre os hóspedes.
Para a noite, sugerimos um hambúrguer artesanal delicioso entregue diretamente na Pousada.

Dia 5 – Roteiro Regional
Um passeio pelas principais cidades da região, conhecendo o melhor de cada lugar:
Artesanato em couro

- Dores de Campos: Artesanato em couro.

Artesanato Prados

- Prados: Arquitetura tombado pelo IPHAN, Artesanato em geral, Imponentes Leões dos Irmãos Carassa. O Restaurante Grotão oferece uma excelente comida mineira e pode ser uma ótima opção de almoço.

Artesanato Resende Costa

- Resende Costa: Artesanato e trabalhos em teares – colchas, redes, almofadas, etc. A Churrascaria Ramona é outra opção de almoço para os amantes da carne.

Cachaça Coronel Xavier Chaves

- Coronel Xavier Chaves (Coroas) – Mais antigo Alambique em funcionamento do país e cachaça do Séc. XIX no Engenho Boa Vista. Na cidade, renda de abrolhos e trabalhos em pedra.

Artesanato madeira demolição

- Santa Cruz de Minas – Menor cidade em extensão do país (2,5km²) - Artesanato em madeira e fabricação de móveis em madeira de demolição.

São João del-Rei

- São João del-Rei – Pra quem não pôde conhecer a cidade no intervalo da Maria-Fumaça, pode incluí-la nesse dia e conhecer o seu casario histórico tombado pelo IPHAN, além da história do presidente eleito Tancredo Neves e do Cardeal Dom Lucas.

Para o jantar, basta escolher qualquer restaurante ainda não selecionado da rua Direita e a satisfação estará garantida.

Dia 6 – Cachoeiras
Cachoeiras Tiradentes
Tiradentes possui três cachoeiras principais: de um lado da Serra, a do Mangue, e do outro, o Poço da Coca-Cola, que apesar de não ser uma cachoeira, é uma boa opção para banho, principalmente após a trilha, e a Cachoeira do Paulo André, bem pequena, mas bem próxima a cidade. Por estarem todas localizadas na Serra, não recomendamos a visita sem um guia credenciado.
Cachoeiras na região de Tiradentes
Ainda na Serra de São José, na divisa com a cidade de Santa Cruz de Minas, a Cachoeira do Bom Despacho é a mais acessível da região. Acima dela, a dos Índios e a dos Anjos exigem um pouco mais de esforço, e por isso são menos concorridas.
Cachoeiras de São João del - Rei
As Cachoeiras de São João del – Rei também são passíveis de serem exploradas: A cidade possui a cachoeira do Urubu, da barragem, do Quatorze, Três poços, dos Moinhos, do Jaburu, Brumado ou a mais acessível, a Cachoeira do Cala a Boca, na beira da BR265.
Cachoeiras de Carrancas
Que tal alongar um pouquinho o passeio até a “Terra das Cachoeiras”? A simpática cidadezinha de Carrancas, cenário de vários filmes e novelas globais, fica a apenas 90km de Tiradentes, o que a torna uma excelente opção para os amantes de cachoeiras.
Para um roteiro de bate e volta, sugerimos conhecer o Poço do Coração, na entrada da cidade. Posar para fotos na Cachoeira da Fumaça, cartão postal da cidade, e seguir para a Cachoeira da Esmeralda, que fica no mesmo caminho.
Após almoçar no centrinho, siga para o outro lado da cidade, até o Complexo da Zilda.
Apesar de tentador ficar mais tempo, recomendamos programar-se para estar no Mirante ao pôr do sol e apreciar a belíssima vista da Serra de Carrancas.
Balneário Águas Santas
Para quem prefere piscinas a cachoeiras, o Balneário Águas Santas pode ser um passeio diferente e refrescantes pros dias de verão.
Voltando a Tiradentes, uma pizza acompanhada de um vinho nos jardins da pousada encerra um dia perfeito.

7º dia – Rota dos Ateliês
Rota dos Ateliers Tiradentes
Para o último dia, separamos um passeio mais tranquilo e requintado: conhecer os artistas, as galerias e as oficinas dos ceramistas, escultores, ourives e pintores que escolheram Tiradentes como sede para desenvolverem o trabalho artístico reconhecido internacionalmente.
A Rota de Ateliers reúne 14 artistas plásticos que vivem em Tiradentes e foi criada para facilitar a visitação desses cantos onde é produzida arte de primeira qualidade e divulgar o trabalho de arte da cidade. É um programa diferente para se fazer em Tiradentes.

Você pode começar a rota pelos cinco ateliês que ficam na estrada que dá acesso a Tiradentes:
PH Artes

» Paulo Henrique Gastão Franco – apaixonado pela ourivesaria, ofício que aprendeu, ainda criança, na oficina de seu avô. Ali, todas as joias são fabricadas à mão, tendo as belezas naturais da Serra de São José e o conjunto arquitetônico e histórico da cidade como inspiração. Ateliê no Bichinho - próximo ao Restaurante Pau de Angu.

Beth Cavalcanti - Espaço Terra

» Beth Cavalcanti – pinturas em acrílico, colagens, esculturas, cerâmica e objetos feitos a partir de materiais recicláveis. Atelier Espaço Terra na Estrada da Caixa D'água.

Atelier Valeria Lima

» Valéria Lima – trabalha com múltiplas possibilidades de esculturas da figura humana em argila, fundidas em pó de ferro, bronze ou mármore. Rua Ibipurana, 50 - Alto da Torre - Tiradentes - MG

Marco Ajeje - Loja Divinas Gerais

» Marco Ajeje – cria móveis e objetos únicos e inusitados, feitos com material reciclado, como madeira de demolição combinada com novos materiais. Loja: Divinas Gerais - Av. Gov. Israel Pinheiro, 950 - Várzea, Tiradentes - MG.


Francisco Alessandri - Gambare

» Ateliê Francisco Alessandri – ele usa cerâmica para expressar a emoção, inspirando-se numa palavra do coletivo japonês, o gambarê, palavra que significa “estar junto”. Av. Governador Israel Pinheiro, 341A-Tiradentes, MG


Próximo ao Centro, aproveite para conhecer o famoso Viradas do Largo, o restaurante da Beth Beltrão, e conhecer os outros ateliês da rota: 
Danilo de Carvalho

» Danilo de Carvalho – In Memoriam - transita entre retas e curvas em firmes pinceladas harmônicas que resultam numa simplicidade sofisticada e racional, de cores vivas e vibrantes. R. dos Inconfidentes, 211, Tiradentes - MG - Ateliê Fechado.

Valin Branco Tiradentes

» Ateliê Valin Branco – esculturas em madeira, tendo como tema a curva de Moebius. Rua dos Inconfidentes, 349, Tiradentes - MG

Fernando Leitão

» Fernando Leitão – In Memoriam - pintor e escultor desde 1966, trabalha com esculturas contemporâneas e quadros inspirados no impressionismo realista a partir das paisagens brasileiras. Curadoria: (21)99989 5206 ou (21)2247 6136

Luigi Frumenti

» Luigi Frumenti – formado na escola Romana, imprime a peculiaridade das cores em suas obras. Contato: (32) 98837-1769

Chico Ribeiro Tiradentes

» Chico Ribeiro – estátuas de bronze, madeira e terracota. Seu trabalho é baseado em mestres escultores e fundidores florentinos. Ateliê: Rua Direita, 62, Tiradentes-MG


Sergio Ramos - Tiradentes

» Sérgio Ramos – artista e arquiteto, já participou de cerca de 50 exposições em mais de 25 anos de carreira, mantendo presença em galerias no Brasil e no exterior (Lisboa, Lyon, Paris-Bercy, Aix-en-Provence). Obras inspiradas na literatura, na música, na Gestalt e na arquitetura. Atelier do Arquiteto: Rua da Câmara, 83, Centro, Tiradentes-MG.

Companhia de Inventos - Teatro de Marionetes

» Companhia de Inventos Ateliê e Teatro de Marionetes – aqui, Nado Rohrmann e Renata Franca confeccionam bonecos, objetos e esculturas articuladas, além de realizar apresentações de Teatro de Marionetes mundo afora. Rua Direita, 288, Tiradentes-MG


Uma pausa para um café saboroso no Marcas Mineiras ou na Jane's Apple e vamos conhecer outros artistas plásticos que não fazem parte da rota:
Bernardo David Atelier

» Bernardo David Ateliê - Pinturas realistas que chamam a atenção nas paredes, pela precisão e riqueza de detalhes. Avenida Governador Israel Pinheiro, Tiradentes-MG

Atelier Luiz Rocha

» Luiz Rocha Ateliê – pinturas abstratas de técnica mista e esculturas em pedra sabão e madeira. Scarlatelli Art & Decor: Rua São Bento, 397, Gritador, Bichinho-MG.

Oscar Araripe Galeria

» Oscar Araripe Galeria – O autodidata Mestre das Flores, reconhecido internacionalmente, pinta usando papel vegetal e tela sintética (vela náutica). Ladeira da Matriz, 92, Tiradentes - MG.

Nicia Braga Ceramista - Tiradentes

» Nícia Braga – Ceramista de peças leves, de linhas finas e elegantes. Rua José Batista de Carvalho, 43, Parque das Abelhas – Tiradentes-MG.

» Guido Boletti – o italiano aposta em uma arte de linhas curvas, tintas brilhantes, de música, de poesia. Seu trabalho inclui pintura, escultura, cerâmica, gravuras fine-art e joias. Praça Embaixador Gastão da Cunha, 190A,

São João del-Rei - MG.


Não é preciso usar automóvel. A ideia é fazer o percurso a pé, a partir de um mapa e, claro, aproveitar a vista para a imponente Serra de São José e as outras belezas naturais do entorno — cachoeiras, campos e mirantes. Também não há tour guiado. Todos os ateliês ficam em Tiradentes e as visitas são gratuitas.
Pousada Villa Alferes
Após o passeio, aproveite para relaxar na beira da piscina da Pousada Villa Alferes e planejar o retorno a Tiradentes.
📢 Melhor Preço
17 de fevereiro de 2025
This is a subtitle for your new post
10 de janeiro de 2025
Janeiro é o mês ideal para quem busca descansar, explorar novos lugares e renovar as energias. E que tal fazer isso em um dos destinos mais encantadores de Minas Gerais? Tiradentes, com seu charme colonial, ruas de pedra e atmosfera tranquila, é um local perfeito para passar as férias. Se você está planejando a viagem dos seus sonhos para essa cidade histórica, não pode deixar de conhecer a Pousada Villa Alferes . Com preços promocionais imperdíveis, a pousada oferece uma experiência única, combinando conforto, sofisticação e a hospitalidade mineira. E o melhor: a estrutura está funcionando todos os dias para garantir que você tenha uma estadia inesquecível! Conforto e Lazer para Toda a Família A Pousada Villa Alferes se destaca por sua infraestrutura completa, que agrada tanto quem busca descanso quanto quem deseja momentos de lazer. Entre as comodidades oferecidas, você pode desfrutar de uma piscina com cascata e ofurô , perfeitas para relaxar e se refrescar nos dias mais quentes. Se preferir uma experiência mais aconchegante, a piscina aquecida é uma ótima opção para curtir o clima de Tiradentes em qualquer época do ano. Ambiente Aconchegante e Atendimento Exclusivo Além da área de lazer, a pousada conta com quartos cuidadosamente decorados, com todo o conforto e infraestrutura que você precisa para relaxar. O atendimento é personalizado, fazendo com que você se sinta em casa desde o momento do check-in. Promoções Imperdíveis para Suas Férias Em janeiro, a Pousada Villa Alferes está com preços promocionais especiais , tornando a experiência ainda mais acessível. Não deixe passar a chance de aproveitar essa oferta incrível para passar dias tranquilos em um ambiente acolhedor e cheio de charme. Tiradentes: Uma Cidade Cheia de História e Encanto Além da excelente hospedagem, Tiradentes é um destino turístico único, com sua arquitetura histórica, igrejas imponentes e restaurantes deliciosos. Passeie pelas ruas de paralelepípedos, explore as lojas de artesanato local e delicie-se com a culinária mineira em um dos diversos restaurantes da cidade. 
10 de outubro de 2024
O Reveillon é um momento especial, uma oportunidade de renovar esperanças e celebrar com amigos e família. Se você ainda está em dúvida sobre onde passar essa data tão significativa, que tal considerar Tiradentes? Este charmoso destino mineiro oferece uma combinação perfeita de história, natureza e aconchego, e a Villa Alferes é a escolha ideal para sua estadia. Confira os motivos para passar o Reveillon em Tiradentes e se hospedar na Villa Alferes!
7 de setembro de 2024
Confira a Programação do Mês de Setembro em Tiradentes - MG.
6 de agosto de 2024
Descubra a Programação Imperdível de Agosto em Tiradentes, MG
26 de junho de 2024
 As férias de julho estão chegando, e nada melhor do que aproveitar essa época ao lado da família em um lugar encantador e cheio de atrações. A Pousada Villa Alferes, localizada em Tiradentes, é o destino perfeito para quem busca um refúgio acolhedor e repleto de atividades para todas as idades. Com o charme do inverno mineiro, nossa pousada oferece o conforto necessário para que você e seus filhos tenham momentos inesquecíveis.
4 de junho de 2024
This is a subtitle for your new post
2 de maio de 2024
Tiradentes, MG: O Destino Imperdível dos Eventos em Maio de 2024 Maio está batendo à nossa porta e com ele chega uma aura de celebração e cultura na histórica cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Conhecida por suas ruas de pedra, casarões coloniais e uma atmosfera que nos transporta ao passado, Tiradentes se prepara para receber uma série de eventos que prometem encantar moradores e visitantes.
Carnaval em Tiradentes
Por Mara Nascimento 25 de janeiro de 2024
Descubra a autenticidade do Carnaval em Tiradentes e hospede-se na Pousada Villa Alferes, o refúgio perfeito para vivenciar a folia e a tradição desta cidade histórica.
O que fazer no Reveillon em Tiradentes
Por Mara Nascimento 7 de dezembro de 2023
No Réveillon em Tiradentes, você pode aproveitar a atmosfera histórica da cidade para celebrar o ano novo. A praça principal pode ter eventos públicos, como shows e queima de fogos.
Show More
Share by: