Relógio de sol corresponde a um método ou procedimento utilizado para medir a sucessão das horas ou do tempo por meio da visualização do modo como a luz solar incide na terra em diferentes posições e é justamente essa variação que fornece as horas.
Datado da metade do século XVIII, o Relógio de Sol de Tiradentes é um dos mais antigos do Brasil. Construído em pedra sabão, tem 40 cm no seu maior diâmetro, é um modelo "Equatorial" : relógio cujo mostrador é inclinado, paralelo ao equador terrestre, as linhas das horas tem um espaçamento uniforme entre si (15 graus) e o estilete (gnomon) é paralelo ao eixo de rotação da terra formando com o horizonte um ângulo igual ao valor da latitude local. A face do relógio em que o gnomon tem um trajeto ascendente, fica virada para o Sul.
O Relógio foi esculpido em 1785 por Leandro Gonçalves Chaves, no adro da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes - MG, marcando um tempo onde o homem se correspondia mais com a natureza ao redor, com sua sombra fina e precisa, dá exatidão às horas que o povo conhecia somente por aproximação ao contemplar o céu.
A histórica peça apresenta-se em duas faces para facilitar a indicação das horas de acordo com as posições do sol (uma face a ser usada durante o inverno, outra no verão). Dali, a bela paisagem formada pela imponente serra de São José seduz o visitante, tornando inesquecível sua visita a Tiradentes.
R. Joaquim Eliziário Dias, 320 - Parque das Abelhas, Tiradentes - MG, 36325-000, Brasil
Email: villaalferes@villaalferes.com.br Reservas: (32) 3355 1752 - Whatsapp: (32) 98887 4406