



Localizada no sopé da Serra São José, Tiradentes possui um acervo histórico, recreativo e cultural sem comparação. A cidade é pequena, cheia de cores, charme e histórias para contar, local perfeito para o turismo cultural, religioso, ecológico ou gastronômico. É lugar para passear sem pressa e curtir a vida passar, naquele maravilhoso e tranquilo modo mineiro de ser. Essas características lhe conferem um aspecto bucólico e romântico, atraindo muitos casais e famílias ao local e, para aproveitarem devidamente tudo que a cidade tem a oferecer, separamos as melhores opções de passeio em Tiradentes-MG:
Nesse roteiro você conhecerá toda a história e cultura local, passando por todos os pontos turísticos de Tiradentes, traçando um paralelo entre a história colonial e os dias atuais, com algumas curiosidades e lendas da região, além de algumas dicas sobre toda a cidade.
O tour dura cerca de 2 horas divididas entre caminhada, visitações e pausas para explicações. Após o passeio, o turista caminhará pelas ruas da cidade com um outro olhar e se atentará a inúmeros detalhes que guardam muita história e que certamente passariam desapercebidos.
Para esse passeio, indicamos a Agência Trajjetus Receptivo, pois sua equipe é formada por profissionais nascidos e criados em Tiradentes, conhecendo cada cantinho da cidade de um jeito peculiar, possuem uma visão diferenciada na apresentação da cidade, que só quem nasceu aqui pode lhe proporcionar!
Uma viagem no tempo: essa é a sensação que o passeio de Maria Fumaça proporciona aos visitantes. Ela é a mais charmosa e antiga do Brasil, datada de 1881 e, além de uma opção de transporte até São João Del Rei, o passeio, que dura 40 minutos entre as duas cidades, rende belas fotos e uma inesquecível experiência da viagem. O trem funciona de sexta a domingo (janeiro e julho com mais opções) com poucos horários variados, por isso as reservas devem ser realizadas com antecedência, os valores cobrados variam em torno de R$80,00 e há opção de compra de meia entrada.
A apenas 3km do centro de Tiradentes, com fácil acesso ainda dentro da cidade, o hóspede da Pousada Villa Alferes tem a opção incrível e exclusiva de conhecer a fazenda Queijos Tiradentes, produtora de queijos finos artesanais.
Nesse passeio, o visitante conhece o manejo dos animais, a produção, diferenciação e degustação de vários queijos finos e ainda pode realizar aquisição de queijos com valores expressivamente inferiores aos praticados na cidade – Não esqueça de pegar um voucher na recepção para ganhar um mimo ou desconto exclusivos.
Descubra os becos de Tiradentes e seus mistérios.
Não importa se é a sua primeira ou décima vez em Tiradentes; uma coisa é garantida: O tour Becos de Tiradentes irá surpreendê-lo!
Este é um passeio cultural criado em 2012 com o intuito de apresentar a cidade de uma forma inusitada e envolvente, através de uma agradável caminhada pelos becos e bosques da cidade.
No século XVIII, os becos interligavam os principais pontos da vila e eram denominados eixos da servidão. Desta forma, os becos serviam como atalhos para os escravos evitarem o trânsito pelas ruas principais.
Durante a caminhada, todo o contexto histórico de Minas Gerais e do Ciclo do ouro são abordados de forma clara e objetiva, bem fácil de entender. Também são fornecidas muitas ‘dicas de ouro’ sobre os museus, igrejas e passeios que farão o turista aproveitar ao máximo a sua estadia em Tiradentes.
O tour começa no Largo das Forras, praça principal, ou na Praça da Estação, onde estão concentrados os charreteiros. São 32 coloridas charretes autorizadas a circular pela cidade.
Cada charrete comporta até quatro pessoas (bem apertadinhas, é claro).
Os charreteiros oferecem três roteiros diferentes: um mais curto, ligando Largo das Forras à Estação Ferroviária – ponto final ou inicial para fazer o tradicional passeio de Maria Fumaça até São João del Rei, um intermediário passando pelos pontos principais da cidade, com duração aproximada de 40 minutos e o passeio completo, de cerca de uma hora parando por todos os pontos turísticos da cidade, em cada parada, o charreteiro, que também é guia turístico, vai informando dados históricos e curiosidades sobre os atrativos.
Além de parar em frente, é possível descer da charrete e entrar nas atrações.
O órgão foi construído na cidade do Porto, em Portugal, pelo organeiro português Simão Fernandes Coutinho e inaugurado em 1788, sendo único no Brasil. Em 2009, passou por uma ampla restauração supervisionada por Elisa Freixo, considerada uma das mais importantes organistas do Brasil. Quem deseja ouvir esse som singular, pode participar do Concerto de Órgão e Flauta na Matriz de Santo Antônio que costuma acontecer às sextas-feiras às 20h (Confirmar antes).
Informações
Sr. Carvalho direciona os hóspedes em um passeio noturno divertido, cheio de “causos” pelas ruas noturnas de Tiradentes, onde se aprende curiosidades históricas da cidade, da inconfidência e do modo de viver da época, que fica ainda mais interessante sob a perspectiva noturna.
A folclórica Charmosa, uma Jardineira Chevrolet de 1935, leva os turistas para um tour noturno divertido e informativo pelo centro histórico. O passeio de 2 horas é uma excelente oportunidade de percorrer e apreciar Tiradentes toda iluminada, além de ouvir os inúmeros “causos” do condutor Luiz Fernando. A saída é do Largo das Forras, entre 18h e 19h, os dias variam conforme épocas do ano. São apenas 7 passageiros, por isso é necessário fazer reservas antecipadamente.
Tiradentes atrai os turistas não só pela história e excelente gastronomia. A cidade cada dia mais se torna destino para quem busca compras personalizadas e aquele toque único a peças de arte e decoração. A cidade é famosa pelas excelentes opções de lojas especializadas em móveis rústicos, peças em madeira de demolição, objetos em cobre e estanho, obras de arte e artesanatos. O número de estabelecimentos e a qualidade são realmente impressionantes. Sem esquecer que Tiradentes é vizinha à cidade do Bichinho, que é inteiramente voltada para a produção artística, artesanal e de móveis rústicos. Além disso, Tiradentes, como bom destino mineiro, não decepciona na variedade de queijos, doces, cafés e outras delícias regionais que podem ser levadas na mala.
Lojas referências:
· Design by Somers (Rua Direita, 159). Com belas peças de design, a marca encanta pela variedade e requinte dos produtos oferecidos, especialmente as peças em estanho.
· Imperial Estanhos (Rua Direita, 205) também oferece boas opções de objetos feitos de estanho numa linha mais simples e tradicional.
· Marcas Mineiras (Largo das Mercês, 49) é um espaço multimarcas que agrada pela beleza e delicadeza das peças de decoração, enxoval e o delicioso café.
· Minas Arte Própria (Rua dos Inconfidentes, 103b), Empório Patrícia Barbosa (Rua da Prefeitura, 48), Marcenaria Tiradentes (Rua dos Inconfidentes, 233), Móveis Tiradentes (Avenida Governador Israel Pinheiro, 880) e Móveis Rústicos Real (Praça Berço da Liberdade, 78), especialistas em móveis rústicos.
· Brasileirinho (Av. Governador Israel Pinheiro, 555A e R. do Chafariz, 11) artesanatos de alta qualidade e objetos de decoração
· Armazém das Artes (Rua dos Inconfidentes, 20) possui um grande arsenal de itens para casa como luminárias, armários, jarros, almofadas e artigos de cama e mesa.
· Ave Maria (Rua Resende Costa, 4) vestidos, camisas e peças com bordados feitos à mão.
· Casa de Couro Patusca (Rua dos Inconfidentes, 218) bolsas, sandálias, botas, jaquetas, cintos, carteiras, calçados e chapéus feitos do material.
· Arte e Tal (Rua Resende Costa, 8) Peças práticas e charmosas de cama, mesa e banho e ainda criativas peças de artesanatos locais.
· Casa das Latas (Resende Costa, 76) Latas dos mais variados modelos e cores para decorar e presentear.
Para quem busca compras mais gastronômicas, vale ficar de olho na Casa do Queijo (Rua Henrique Diniz, 146), na doceria Flor de Lótus (Rua dos Inconfidentes, 285) e no tradicional Chico Doceiro, com doces tão famosos que se esgotam rapidamente das prateleiras.
No distrito do Bichinho, a Oficina de Agosto, é conhecida nacionalmente e oferece itens de grande beleza.
Caso tenham interesse em adquirir um número maior de itens ou até adquirir para revender, recomendamos contar com o acompanhamento de um guia local, que poderá levá-los diretamente aos artesãos e fabricantes – Informações e reservas
Não é surpresa que Tiradentes acolhe as artes, por isso, ceramistas, escultores, pintores e outros artistas plásticos escolheram a cidade como moradia e aqui montaram seus ateliês ou galerias de artes. Para adquirir obras de artes na cidade, recomendamos:
Paulo Henrique Gastão Franco - joias fabricadas à mão, tendo as belezas naturais da Serra de São José e o conjunto arquitetônico e histórico da cidade como inspiração.
Praça da Rodoviária, 39 - Casa do Sino - (32) 98820-0294
Beth Cavalcanti
- Pinturas em acrílico, colagens, esculturas, cerâmica e objetos feitos a partir de materiais recicláveis.
Estrada da Caixa D'Água 1.000 - Espaço Terra – (32) 3355 1243
Marco Ajeje - Móveis e objetos únicos e inusitados, feitos com material reciclado, como madeira de demolição combinada com novos materiais.
Governador Israel Pinheiro, 950 - Divinas Gerais – (32) 9944-5402
Valéria Lima - Esculturas da figura humana em argila, fundidas em pó de ferro, bronze ou mármore. R. Ibipurana, 50 - (32)99106-3637
Francisco Alessandri - Cerâmica para expressa a emoção, inspirando-se numa palavra do coletivo japonês, o gambarê: estar junto.
Av. Governador Israel Pinheiro, 341A- (32) 99998-4655
Danilo de Carvalho - Transita entre retas e curvas em firmes pinceladas harmônicas que resultam numa simplicidade sofisticada e racional, de cores vivas e vibrantes. R. dos Inconfidentes, 211 - (31) 98484-6389
Valin Branco - Esculturas em madeira, tendo como tema a curva de Moebius. R. dos Inconfidentes, 349 - (32) 99115-9613
Luigi Fumenti - Formado na escola Romana, imprime a peculiaridade das cores em suas obras. Rua Operário Miguel José da Costa, 11 – (32) 98837 1769
Chico Ribeiro - Estátuas de bronze, madeira e terracota, baseado em mestres escultores e fundidores florentinos. R Direita, 62 – (32) 98705 6589
Sérgio Ramos - Artista e arquiteto, já participou de cerca de 50 exposições em mais de 25 anos de carreira, mantendo presença em galerias no Brasil e no exterior. Obras inspiradas na literatura, na música, na Gestalt e na arquitetura. Rua da Câmara, 83 – (32) 3355 2690
Companhia de Inventos
- Nado Rohrmann e Renata Franca confeccionam bonecos, objetos e esculturas articuladas, além de realizar apresentações de Teatro de Marionetes mundo afora. Rua Direita, 288 – (32) 3355 1337
Nícia Braga – Ceramista de peças leves, de linhas finas e elegantes. Rua José Batista de Carvalho, 43 – (32) 3355 1613
Airton Ribeiro – Tendo começado com cerâmica, passou para a xilogravura e, por fim, optou pela pintura acrílica sobre tela. Rua Vereador Antonio Ferreira Coimbra, 46 – (32) 3355 1536
Daniela Karam – Gravuras, telas e têxteis - estampas exclusivas, design e consumo conscientes. Rua Santissima Trindade, 158 - (31) 98774 2070
Débora Engelender - Artista visual e arte educadora, aplica em seus trabalhos técnicas provenientes de sua experiência com crianças.
Rua Direita, 176 – (32) 3355 1328
JB Lazzarini - O pintor mineiro expressa a nossa brasilidade com estética própria. As telas multicoloridas dão ênfase à beleza natural de nosso país, nossa fauna e flora, e nossas questões culturais. Rua Joao Batista Ramalho, 429 – (32) 3355 1672
Bernardo David Ateliê - Pinturas realistas que chamam a atenção nas paredes, pela precisão e riqueza de detalhes; 32 99120 1302
Luiz Rocha Ateliê – pinturas abstratas de técnica mista e esculturas em pedra sabão e madeira. Rua São Bento, 431, Bichinho – (32) 99507 5957
Oscar Araripe Galeria – O autodidata Mestre das Flores, reconhecido internacionalmente, pinta usando papel vegetal e tela sintética (vela náutica). R. da Camara, 98 - (32) 3355-1937
Galeria - Moitará Arte Indígena - São diversas peças, tais como: Óleo e Acrílico s/ tela, Bancos Zoomorfos, Esculturas, Cerâmicas, Ornamentos Corporais, Cestarias, Utilitários, etc., transformadas em objetos de arte com grafismos marcantes, cores da natureza e valor agregado de cultura e história, produzidas por 50 grupos indígenas do Brasil. R. Alvarenga Peixoto, 1027 - (32) 98703-1230
Galeria Maria Cláudia Alencar - Construída em pedra, madeira de demolição e alvenaria, além de atuar como um espaço destinado a exposição permanente e negociação de fotografias de arte, pinturas, esculturas e outros objetos repletos de beleza e cuidadosamente selecionados. R. Manoel Morais Batista Júnior, 200 - (32) 98495-0033
Os museus são importantes instrumentos de preservação da memória cultural e patrimônio material ou imaterial. Visitar um museu é viajar pelo tempo e pela história daquele local.
Museu de Sant’Anna
Encontro de arte, história e fé, o Museu foi inaugurado em 2014 e está instalado na antiga Cadeia Pública da cidade de Tiradentes. Além de conhecer a estrutura de uma cadeia de época, é possível se encantar com um acervo único no país de 291 imagens de Sant’Ana, avó de Maria e santa protetora dos lares, da família e dos mineradores. São obras brasileiras, de várias regiões do país, eruditas e populares, dos mais variados estilos e técnicas, produzidas em sua maioria por artistas anônimos, entre os séculos XVII e XIX, em materiais diversos.
Endereço: Rua Direita, 93
Funcionamento: Quarta a Segunda – 10 às 18h (quinta e domingo até 16h)
Museu Casa de Padre Toledo
A casa mais rica da vila, onde morou o inconfidente Padre Toledo. Segundo a História, ali ocorriam reuniões dos inconfidentes, além de ter sido palco da festa de batizado de dois filhos de Alvarenga Peixoto e Bárbara Heliodora.
São 16 cômodos (vários deles com pinturas no forro), um porão, um pátio e uma residência anexa. Além do mobiliário do século XVIII, estão expostas imagens sacras, pinturas (telas), mapas e utensílios domésticos.
Endereço: Rua Padre Toledo, s/n – Tiradentes -MG
Funcionamento: Terça a Domingo – 09 às 17h (sábado de 10 às 19h)
Museu da Liturgia
Possui centenas de peças sacras e paramentos dos séculos XVIII e XX, várias ainda em uso nas celebrações locais, terminais multimídias e centro educativo. Único dedicado ao tema na América Latina.
R. Jogo de Bola, 15
Funcionamento: Quarta a Domingo – 10 às 17h (domingo 10 às 14h)
Museu da Moto
O Museu da Moto está instalado em um casarão construído na década de 1960, localizado cerca de 300 metros da Estação Ferroviária. A coleção reúne mais de 3.000 itens, sendo mais de 80 modelos de motocicletas, que vão do fim do século XVIII à década de 1990, além de muitas curiosidades e modelos exóticos.
Endereço: Av. Israel Pinheiro, 35
Funcionamento: Quinta a Segunda (variável) – 10 às 17h
Museu do Automóvel da Estrada Real
Mais de 50 veículos expostos em um amplo galpão e dividido em três setores: americano, europeu e nacional. Os mais antigos são um Buick Phaeton de 1928 e um Fiat 502 de 1932.
Endereço: Sítio Pau D'angu - Estrada Real Tiradentes - Bichinho, Km 4,5
Funcionamento: Diariamente – 09 às 18h
Museu Ferroviário
Funciona na estação ferroviária de São João del Rei, inaugurado em 1981. No seu acervo, estão vários objetos antigos, como balanças, relógios, telefones, registradoras, sinos, ferramentas, além da locomotiva EFOM nº1, que foi a primeira da ferrovia e um vagão de luxo, usado pela administração e por personalidades, como o imperador D. Pedro II. Há ainda painéis explicativos com textos e fotos contando a história da ferrovia.
Em um prédio anexo, existe uma rotunda e estão expostas sete locomotivas.
Endereço: Rua Hermilio Alves, 366
Funcionamento: Quarta a Domingo – 08:30 às 16:30 (domingo até 11:30)
Museu da FEB
Funcionando dentro da Associação dos Sargentos e conta a história da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial com peças (armamentos, uniformes, instrumentos médicos etc) brasileiras, americanas e nazistas, usadas pelos brasileiros na Itália durante a Guerra. É gratuito e ainda, de bônus, pode-se conhecer o Museu de Montanhismo do Batalhão.
R. Hermílio Alves, S/N - Centro, São João del Rei – MG
Museu Memorial Dom Lucas (fechado temporariamente)
Dom Lucas Moreira Neves atuou em importantes setores da Cúria Romana. Imortal da ABL e da Academia Brasileira de Filosofia, o Cardeal possui 14 livros publicados, e seu acervo pessoal disponibiliza ao público 15 mil títulos dos mais variados assuntos. O museu conta com um grande acervo de livros, filmes, quadros e obras diversas.
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 195. Centro – São João del-Rei MGP
Funcionamento: Diariamente – 13 às 18 horas (Sábado e domingo 08 às 12 horas)
Museu Tancredo Neves (fechado temporariamente)
Localizado em um casarão do século XVIII, o Memorial Tancredo Neves narra a trajetória pessoal e política do estadista sanjoanense, além de oferecer ao visitante conhecimento sobre uma parte importante da história do Brasil. São oito salas que seguem caminhos em curva e se transformam em oito capítulos de sofisticada linguagem. As exposições são apresentadas por meio de textos, vídeos, sons, fotos e projeções.
Endereço: Rua Padre José Maria Xavier, nº7 – São João del-Rei –Minas Gerais
Funcionamento: sexta a domingo - 9h às 17h.
Museu Regional
Casarão de 1859 abriga objetos que mostram como era a vida colonial na região entre os séculos XVII e XX, possuindo mobílias, documentos, instrumentos musicais, pinturas, exposição dos meios de transporte usados ao decorrer dos anos, utensílios, imagens e objetos da vida religiosa local. Nos andares inferiores há artigos sobre o comércio da época e em cima, nos quartos principais, os objetos da vida privada dos barões donos da casa.
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 12 – Centro – São João del Rei – Minas Gerais
Funcionamento: terça a domingo - 12h às 16h.
A Serra de São José é um maciço rochoso que protege como uma muralha a cidade de Tiradentes. Esta maravilha é uma área de proteção ambiental (APA) estadual. O relevo é bastante acidentado e a altura varia entre 900m e 1.430m. A fauna e a flora impressionam, são trechos de Mata Atlântica, vegetação rupestre e, no topo, plantas típicas do cerrado. Como não há muita sinalização, o acompanhamento por um guia de Tiradentes é sempre recomendado.
As caminhadas são a forma mais procurada para desbravar as belezas naturais da serra e podem durar entre duas e cinco horas, com níveis de dificuldade baixo e médio. As trilhas principais são:
Trilha do Mangue: Mais curta e leve, percorrida em cerca de 40 minutos do Trevo da entrada da cidade pela Estrada Real até a pequena Cachoeira do Mangue.
Trilha do Carteiro: Subindo pelo lado oposto da Serra, a trilha de aproximadamente 2 horas vai até o topo da Serra de São José passando pela Calçada dos Escravos, até Poço da Coca-Cola.
Travessia da Serra: A longa trilha de 12km de caminhada, não é difícil, e pode ser feita em mais ou menos 5h30, subindo pela trilha do carteiro e descendo pela trilha do mangue.
A Serra de São José guarda enormes riquezas naturais, inclusive belas Cachoeiras e poços para banho, entre eles:
Cachoeira do Mangue – A cerca de 40 minutos de caminhada da cidade, ela é formada por uma série de poços na parte superior, ideais para banhos tranquilos, e uma pequena queda que leva a um poço maior na parte principal, onde é possível nadar. Suas águas são cristalinas, mas de fundo escuro;
Cachoeira Paulo André – Cerca de 1km do Centro de Tiradentes, onde se inicia a Trilha do carteiro, não possui queda, mas conta com alguns poços para banho;
Cachoeira do Bom Despacho – A mais conhecida da região, fica na Estrada Real entre Santa Cruz de Minas e Tiradentes, sendo possível acessá-la de carro.
Uma boa opção para os aventureiros mais rústicos e amantes dos animais, são os passeios a cavalo que permitem a proximidade com esses belos e inteligentes animais em meio à rica natureza de Tiradentes-MG
Andantes da Estrada Real - Passeio realizado no antigo caminho por cavas centenárias, margem de rio, fazendas centenárias e sítios para o vilarejo do Bichinho, com retorno pela Estrada Real, com vista para os paredões da serra de São José. Duração aproximada de 04 horas - Informações e reservas
Tropa Trindade – Há mais de 20 anos, oferecem passeios curtos, médios e longos sobre animais dóceis, macios e treinados da raça Mangalarga e Campolina – Informações e reservas
São três opções de passeios turísticos dirigindo Fuscas e Kombis super charmosos pela região.
Tiradentes Rural – Numa estrada de terra, cercada por animais, com destino a produtores rurais saboreando quitutes, café e uma boa prosa, finalizando o passeio em meio a uma bela paisagem com brinde de cerveja mineira.
Bichinho - Neste passeio em caravana de fusquinhas você irá conhecer artistas, chefs e músicos numa experiência cultural e sensorial surpreendente no vilarejo do Bichinho.
Pôr do Sol na Serra de São José - A beleza ímpar da Serra de São José proporciona um espetáculo a cada pôr do Sol brindado com um delicioso espumante.
Os passeios de bicicleta são perfeitos para aqueles que gostam de apreciar a natureza sem pressa, curtindo todos os detalhes e descobrindo lugares surpreendentes que de carro seria impossível. A sensação de liberdade é deliciosa e ainda dá para entrar em forma!
A agência Uai Trip trabalha com aluguel das bicicletas e diversas opções de passeios guiados de bike com variados níveis de duração e intensidade por Tiradentes e região.
Adrenalina e diversão com muita segurança.
O turismo de aventura off-road explora toda a beleza natural que Tiradentes possui, com equipes profissionais para atender todo tipo de aventura, sejam passeios de quadriciclo ou UTV para toda família, na cidade, Passeios Ecológicos na Serra São José ou em expedições para cidades vizinhas.
Os roteiros possuem duração de 1 a 3 horas. Para pilotar os veículos necessário ser maior de 18 anos e possuir habilitação A ou B, o garupa deverá possuir mais de 8 anos de idade completos e capacidade/condição física para segurar no motorista, no caso dos quadriciclos.
Agência HLERA – Informações e reservas
Agência DAKAR LOC – Informações e reservas
Agência GoTrilha – Informações e reservas
Para tornar a viagem ainda mais inesquecível e completa, o roteiro regional te leva a conhecer o melhor da região de Tiradentes. O roteiro começa levando o hóspede ao vilarejo de Bichinho, com seu artesanato rico e original, dali à cidade de Prados, com seu belo casario, mesclando o antigo e o moderno aos pés da Serra de São José, seguindo para Resende Costa, com a produção de artesanato em tear e finaliza em Coronel Xavier Chaves, degustando uma cachaça produzida no alambique do século XVIII.
Bichinho MG, é um charmoso povoado que fica a apenas 8km de Tiradentes. O distrito de apenas uma rua, tornou-se um destino imperdível para quem visita Tiradentes, por ser um centro de artesanato local, com uma variedade incrível de ateliês, lojas, oficinas, alambiques e restaurantes, além da Casa Torta que fica no povoado.
Casa Torta: Construída em 2016, a Casa literalmente Torta é hoje o cartão postal de Bichinho. Recheado de poesia, o lugar quebra as regras e provoca o riso, com um espaço é cheio de jogos, desafios, brincadeiras e um café.
Na estrada calçada que liga Tiradentes a Bichinho, há várias lojas de móveis, decoração e antiguidades, alguns restaurantes e fazendas, além da paisagem maravilhosa com a Serra de São José ao fundo e, claro, o Museu do Automóvel que conta com mais de 50 automóveis antigos.
De Bichinho é possível seguir até a cidade de Prados: são 12 km, metade em estrada de terra.
Para saber mais sobre Bichinho, acesse aqui.
A maior cidade setecentista do estado, foi uma das mais ricas e importantes cidades do período colonial, chegando a ser considerada em 1789 para capital do estado. É também uma das que mais se desenvolveu economicamente, com trânsito e comércio movimentados, o que descaracterizou o conjunto arquitetônico, mas o centro histórico ainda conserva seus mais belos exemplares do ciclo do ouro dos séculos XVII e XVIII. Um passeio imperdível!
Destaque na cidade para a Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar – De 1721, possui altar folheado em ouro; Igreja de São Francisco de Assis - De 1774, construídas a partir de traços de Aleijadinho, possui nave de paredes curvas, estilo Rococó e Museu Ferroviário e Maria Fumaça.
Para saber mais sobre São João del-Rei e seus atrativos, acesse aqui.
Minas Gerais honra o título de maior produtor de cachaça de alambique do país, a produção é uma das mais variadas e autênticas de todo o país, na região de Tiradentes, temos excelentes opções:
Alambique Século XVIII
O mais antigo alambique do Brasil ainda em funcionamento está situado em Cel Xavier Chaves e pertence à família do herói da inconfidência mineira, Tiradentes. Dentre as famosas cachaças produzidas estão a Século XVIII e a Santo Grau. A degustação inclui petiscos preparados num fogão à lenha ao lado da boutique de vendas. Um programa imperdível.
Endereço: Sítio Engenho Boa Vista, Coronel Xavier Chaves.
Telefone: (32) 3357-1238 - Visitas devem ser agendas com antecedência.
Cachaça Tabaroa
Cachaça de identidade única, a começar por seu belo rótulo em bagaço de cana reciclado, a Cachaça Tabaroa é produzida exclusivamente com cana caiana de produção própria. Basicamente, são algumas mesas diante da rua e, ao fundo, uma lojinha enfiada dentro de um grande tonel de pinga. Ao fundo, uma prateleira com três grandes garrafões em forma de ânfora, com tesouros líquidos em seu interior. A cachaça é engarrafada e rotulada ali mesmo na loja e é uma delícia.
Endereço: Rua Deputado José Bonifácio Filho, 51, Bichinho
Telefone: (32)3353-7094
Funcionamento: De quinta a terça de 09h00 às 17h e domingo de 10h às 15h00.
Cachaça Mazuma Mineira
No dicionário mineirês, Mazuma é o jeitinho carinhoso de se pedir “mais uma”.
Considerada uma das mais bem estruturadas da região, a Cachaçaria Mazuma Mineira é um dos pontos turísticos mais visitados em Bichinho. Sua história começou por lazer, mas hoje em dia o profissionalismo do alambique produz rótulos muito conceituados em Minas Gerais.
Você pode fazer uma visita guiada por todo o processo de produção do alambique da Mazuma Mineira. Você pode fazer um tour gratuito às 11h ou 15:30 onde eles explicam todo o processo de fabricação da cachaça e conhece a propropriedade que é muito agradável.
Na adega e na loja de souvenir, eles já te oferecerão uma degustação explicando um pouco sobre cada rótulo e como harmonizá-lo. Os preços das cachaças variam entre R$70,00 e R$170,00. Na lojinha você também encontrará canecas, taças, queijos, doces, cafés, além de outros produtos artesanais.
Endereço: Rua São Bento, 300 - Bichinho
Telefone: (32) 3353-6654
Funcionamento: De quinta a terça de 09h30 às 17h e domingo de 10h às 14h30.
Cachaça Velho Ferreira
Em 1997 nascia a Velho Ferreira, que reúne a experiência de décadas na arte de selecionar e oferecer a mais pura e autêntica cachaça mineira. Sempre em alambiques de cobre, foi produzida até 2015 no Bichinho. Hoje é produzida na fazenda Cantagalo (Prados - MG), mas mantém seu vínculo com Bichinho, onde é armazenada, envelhecida e comercializada. A Velho Ferreira oferece a seus apreciadores o sabor das histórias, a excelência das matérias-primas, o saber de pai para filho e a tradição das melhores cachaças de Minas Gerais.
Endereço: Rua do Engenho, 31, Bichinho
Funcionamento: De segunda a sábado de 09h às 17h e domingo de 10h às 15h
Telefone: (32) 9 9813-6384
Confidências Mineiras – Ateliê da Cachaça
Em Tiradentes, desde 1998, o Confidências Mineiras – Ateliê de Cachaça, tornou-se parada obrigatória para os apreciadores da cachaça, com mais de 1100 rótulos em suas prateleiras. Todos clientes recebem atendimento personalizado através de pessoal treinado e qualificado, respeitando as particularidades gustativas de cada um, tudo sem complicações e de forma bem descontraída. Muito além de comercializar a cachaça como simples souvenir, o objetivo é levar aos visitantes toda gama de informações relativas ao produto tais como: especificações técnicas, processo de produção e envelhecimento, produtor, região produtora e consumidor alvo.
Endereço: Rua Ministro Gabriel Passos, 26
Funcionamento: De quinta a terça de 09h às 17h
Telefone: (32) 3355-2770
R. Joaquim Eliziário Dias, 320 - Parque das Abelhas, Tiradentes - MG, 36325-000, Brasil
Email: villaalferes@villaalferes.com.br Reservas: (32) 3355 1752 - Whatsapp: (32) 98887 4406