Quem vai a Tiradentes não pode deixar de conhecer o Museu do Automóvel da Estrada Real e recordar um pouco da história automobilística. De fácil acesso, o Museu fica no Sítio Pau D'angu, à beira da Estrada Real que liga Tiradentes ao distrito de Bichinho.
O Museu do Automóvel foi inaugurado em 2006, mas desde 1976 o colecionador Rodrigo Cerqueira Moura adquire e restaura carros antigos na oficina de seu sítio. Todos os carros são utilizados para viagens a encontros de colecionadores por todo o Brasil
O Museu tem estacionamento próprio, sala de espera, lojinha com lembranças e souvenires, e banheiro.
A visita ao Museu do automóvel, raro no Brasil, é indicada para colecionadores, entusiastas do assunto e apaixonados por carros, principalmente antigos.
A visita não é guiada, mas você pode percorrer todos os salões e olhar com carinho cada automóvel, já que não existe tempo estipulado para a visita.
A maioria dos automóveis tem placa de identificação com ano, especificações técnicas e um breve histórico do modelo. Ótima opção para os que não conhecem muito sobre carros, mas têm interesse pelo assunto.
A mania de trabalhar com mecânica de carros nas horas vagas, aliada ao gosto por carros antigos herdado de seu pai, Antônio Moura (Toné), fez com que ele iniciasse sua coleção com uma Mercedes-Benz 1952 e um Jeep Willys 1951. Estes carros fazem parte de uma coleção particular com cerca de 50 unidades restauradas nacionais e internacionais. Outras 20 unidades encontram-se em processo de restauração.
Os 70 veículos, entre nacionais, americanos e europeus, estão cuidadosamente estacionados em dois enormes galpões, e incluem raridades como o Renault Fragate 1953, carros clássicos como Rolls Royce, o Austin Mini e o Citroën 2CV, e nacionais como o Simca Chambord, DKW Vemag e o Renault Dauphine.
Além dos carros, motos antigas, miniaturas, placas de carro de várias partes do Brasil e do mundo e peças raras fazem parte do acervo.
Na recepção do Museu do Automóvel da Estrada Real, podem ser conferidas algumas outras peças antigas, como placas de carros, calotas e outras peças de carros, além de algumas lembranças do museu.
Para que esses carros fiquem em perfeito estado de conservação e funcionamento, é necessário um trabalho em equipe. Essa equipe é formada pelo próprio Rodrigo que é engenheiro mecânico e por mais dois técnicos em restauração: Geraldo Magela Furtado, conhecido como Tenório, especialista em restaurar carrocerias e painéis e José Geraldo Teixeira, responsável pela lanternagem e pintura dos carros.
Os veículos normalmente chegam como sucatas e o trabalho minucioso e fantástico de técnica e arte os transformam em carros novinhos. Os veículos do Museu da Estrada Real se encontram como se tivessem acabados de sair de suas fábricas.
O museu aluga carros para casamentos e eventos especiais.
Para casamentos, os carros levam a noiva até à igreja e depois até à festa. Todo o traslado é feito com motoristas de confiança contratados pelo Museu do Automóvel.
Vários filmes, novelas e minisséries, como Chico Xavier, Uma professora muito maluquinha, JK, Alma Gêmea e Joia Rara, tiveram participação dos veículos.
Uma das grandes atrações do Museu do Automóvel é a Jardineira, que há 12 anos faz passeios noturnos em Tiradentes. O passeio dura 2 horas e é recheado de muitas informações e história que são contados para os turistas que visitam a cidade.
Contatos e agendamentos: Luiz Fernando - (32) 9948-2370 / 9957-4757
Numa viagem através do tempo você vai se encantar e conhecer
essa preciosa coleção.
Funcionamento:
Quartas a domingos
Entrada: R$15,00 (R$8,00 a meia)
Contatos: (32) 3799-8033 / 98468-7820 ou contato@museudoautomoveler.com.br
Site Oficial: http://www.museudoautomoveler.com.br/
R. Joaquim Eliziário Dias, 320 - Parque das Abelhas, Tiradentes - MG, 36325-000, Brasil
Email: villaalferes@villaalferes.com.br Reservas: (32) 3355 1752 - Whatsapp: (32) 98887 4406