



Em 1991, Mario Manela, aproveitando uma reunião de clubes de motociclistas, sugeriu uma reunião anual na região da Mantiqueira mineira, pois o clima de inverno e a região central proporcionavauma viagem muito agradável para quem vinha do RJ, SP e BH.
A escolhida foi Tiradentes-MG e, em 1992, aconteceu a reunião dos amigos que gostaram tanto da acolhida e do clima que já definiram o reencontro na cidade para o ano seguinte.
No último final de semana de Junho de 1993, reuniram-se cerca de 200 motociclistas apaixonados pela marca Harley-Davidson.
O Festival “Harley-Davidson” de 1994 superou o do ano anterior em números de participantes. Por força de patente registrada, posteriormente tornou-se “Festival de Motos Clássicas de Tiradentes”. Naquele ano, a estrutura de hospedagem e alimentação quase não foi suficiente para o público do evento, denotando o sucesso que seria o evento na cidade.
Atualmente, rebatizado de Bike Fest, o evento reúne, anualmente, cerca de dezenove mil motociclistas e um público flutuante de trinta mil pessoas por dia, além de dezenas de expositores no ramo de acessórios, vestuários, peças, pneus, empresas de customização, pinturas, tatuagem e revendas de motocicletas.
O evento é embalado ao som do melhor do Blues e Jazz e conta ainda com exposição de motocicletas antigas, customizadas, exóticas e principalmente a harmonia entre os participantes que fizeram de um simples encontro entre amigos, o mais clássico e um dos mais importantes encontros de motos do Brasil.
Hoje o evento conta com o Berg como o presidente de honra e seu filho Jordano Berg como diretor, organizador e responsável por manter o festival. Tem o apoio na organização e captação a Production Eventos.
Grandes marcas do setor motociclístico — dentre elas Honda, BMW, Harley-Davidson, Ducati e Triumph — aproveitam a oportunidade para expor motos e veículos, equipamentos e acessórios que encantam os apaixonados pelo assunto.
Para completar a experiência, ainda há uma ampla área de test ride para que os mais aventureiros possam conferir a performance de novos modelos. O evento dispõe ainda de oficinas especializadas para os cuidados com a moto. Muitos motociclistas viajam milhares de quilômetros para chegar até Tiradentes, e acabam aproveitando a oportunidade para fazer uma troca de óleo e ou revisão básica.
São mais de 50 estandes espalhados ao longo da cidade. Marcas e expositores do ramo de acessórios, vestuários, souvenir, pneus, peças, além de empresas de pintura e customização que ficam disponíveis para que você adquira ou customize a sua companheira de duas rodas e também o seu próprio visual — pode ser a oportunidade perfeita para fazer aquela tatuagem que deseja há muito tempo. Artistas de pinstriping também marcam presença no Tiradentes Bike Fest, mostrando a arte da pintura decorativa simétrica em motos e carros. O movimento pinstriping teve origem na Califórnia, nos EUA.
A cada edição, uma infinidade de atrações agrada a quem visita o local durante o encontro. Podemos destacar os shows musicais e as exposições de motos exóticas, antigas, clássicas e customizadas. Para quem deseja comprar uma Harley-Davidson, BMW, Triumph, Honda e outros modelos, o evento é uma excelente oportunidade!
Mais do que conhecer as tendências e os modelos mais antigos e exóticos de motocicletas, durante o festival em Tiradentes é possível curtir shows, experimentar pratos especiais da culinária local e aproveitar a oportunidade para visitar as cidades históricas vizinhas.
Simultaneamente ao Bike Fest, a cidade recebe o Festival de Blues e Jazz. Com música de qualidade e público animado. Ao todo, passam pelo palco 12 bandas com o melhor do Blues & Jazz brasileiro e internacional. Realizado desde 2012, o evento se tornou um sucesso com a mistura dos dois ritmos e atrai cada vez mais publico.
R. Joaquim Eliziário Dias, 320 - Parque das Abelhas, Tiradentes - MG, 36325-000, Brasil
Email: villaalferes@villaalferes.com.br Reservas: (32) 3355 1752 - Whatsapp: (32) 98887 4406