



A Casa Torta é um dos principais atrativos do distrito de Bichinho, a 8km de Tiradentes.
Ela foi inaugurada em outubro de 2016, idealizada pelo casal Lu Gatelli e Renato Maia para ser a sede da Companhia Entreatos que fundaram no Rio de Janeiro.
Renato e Lu são casados, tem dois filhos e dois cachorros. Ele é carioca, produtor teatral e ela é uma atriz gaúcha. Cansados de grandes centros, decidiram viver seu sonho de montar um Centro cultural no interior. São eles próprios, inclusive, que recebem os visitantes, bem ao estilo mineiro, fazendo sala e brincando junto, expondo as memórias e o carinho de cada cantinho da Casa. Entre uma prosa e outra, eles se apresentam e entretêm o público, fascinados com o cenário singular.
A Casa Torta foi idealizada como um cenário lúdico e fantasioso, para quebrar regras, brincar com as curvas, provocar o riso e resgatar a criança que tem dentro de cada um.
É impossível passear pela rua principal de Bichinho e não parar (até boquiaberto) frente à Casa, desenhada por um cenógrafo e construída artesanalmente, isso porque a fachada é colorida, ousada e literalmente torta (tombada, mas sem risco de cair). Segundo os artistas: “Um centro cultural divertido deveria ter uma fachada que refletisse o espírito livre e lúdico que o projeto propunha. Algo atemporal, inusitado, colorido, fora dos padrões”.
A Casa Torta abre as portas para que adultos busquem a criança perdida e para que os pequenos apreciem a liberdade de serem quem são, sem represálias.
Há pessoas que apenas enfrentam uma pequena fila para tirar as fotos do lado de fora e seguem adiante, deixando de apreciar as várias surpresas que a Casa oferece além da torta fachada.
O toque do sino anuncia a entrada e chamada à diversão, como cruzar um portal mágico para o mundo da imaginação. Ali dentro, não há conexão wi-fi ou qualquer eletrônico, é um espaço para diversão à moda antiga, um convite para a conexão com o mundo real, com a imaginação e a criatividade e o contato pessoal. No pequeno sobrado, misturam-se arte, poesia, diversão e gastronomia em perfeita harmonia.
Um café charmoso e uma pequena lojinha ocupam o primeiro andar.
O Café-Bistrô possui uma decoração lúdica e serve pães de queijo caseiros, quiches, pizzas, escondidinhos, porções, sobremesas e bebidas como águas, refrigerantes, café com leite, expressos, cappuccinos e frapuccinos, além de vinhos, drinks e cervejas, inclusive algumas próprias.
A lojinha de souvenires oferece a opção de comprar lembrancinhas como miniaturas da casa torta, chaveiros, copos, canecas, porta-retratos, imãs decorativos, bloquinhos, cerveja artesanal e vários outros itens criativos e de bom gosto.
O mezanino é acessado por uma escada estreita e um pouco escondida, cujos degraus representam ações alegres e divertidas. Ali, há um espaço de leitura com livros infanto-juvenis, bonecos gigantes, instrumentos musicais e diversas fantasias e figurinos da companhia, em vários tamanhos, que os visitantes podem utilizar para criar suas próprias peças e fotografar à vontade.
Por todo o espaço, encontram-se também brinquedos vintages e inocentes como jogos de tabuleiro, blocos de montar, peão de corda, jogo da velha, entre outros criativos.
Entre os ambientes, nas paredes, nos móveis e até em lugares inusitados, podem ser encontradas frases de reflexão, poemas, ditados populares e citações literárias de poetas como Manoel de Barros, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Ariano Suassuna, entre outros. Há inclusive, um desafio para encontrar as citações seguindo o que se pode chamar de mapa do tesouro.
A colorida área externa conta com parquinho, cabanas, casinha para teatro de bonecos, bambolê, peão de corda, blocos de montar, cama elástica, balanço, escorregador e uma variedade de jogos. É possível, ainda, andar de perna de pau, praticar slackline, brincar de amarelinha, malabares ou monociclo e pintar numa parede de azulejos.
Vários dos brinquedos são feitos com objetos e materiais reaproveitados, o que já é um aprendizado e uma demonstração de criatividade. A ideia é dar liberdade para que os visitantes vivenciem uma experiência única e despertem a imaginação e criatividade, através de jogos, brincadeiras, teatro e música.
Em uma área do pátio acontecem, durante as férias escolares e os feriados, apresentações teatrais da Cia Entreatos com palhaços, pernas de pau, malabaristas e outros personagens, das quais as crianças participam ativamente. São oferecidas também oficinas de teatro e pintura, caça ao tesouro, saraus de poesia e piqueniques. A programação pode ser encontrada na Página do Facebook da Casa Torta.
A Casa Torta é um espaço criado com a alegria e a criatividade de uma criança e por isso é aproveitado por crianças, adultos e idosos. O espaço abusa das cores, formas, texturas e detalhes, para despertar lembranças e sentimentos que acabam por resgatar a criança dentro de cada um, trazendo alegria genuína àqueles que vivenciam esse cenário curioso que parece ter vida própria.
O tempo médio para conhecer a casa em todos os detalhes é de uma hora, inclusive com uma pequena pausa para um café. Com crianças, com certeza o tempo será maior.
Na saída, é oferecida uma caixinha surpresa ao visitante. Dali retira-se conselhos, poesias ou frases inspiradoras. Um mimo para guardar de recordação desse espaço único do interior mineiro.
Endereço: R. São Bento, 637, Bichinho, Prados - MG, 36320-000, Brasil(8km de Tiradentes)
Contato: casatortabichinho@gmail.com
Telefone: (32) 3353-7186
Site oficial: https://www.casatortabichinho.com/
Crianças de 02 a 92 anos pagam o mesmo valor
A Casa Torta não tem Wi-Fi e também não aceita cartão decrédito ou débito
R. Joaquim Eliziário Dias, 320 - Parque das Abelhas, Tiradentes - MG, 36325-000, Brasil
Email: villaalferes@villaalferes.com.br Reservas: (32) 3355 1752 - Whatsapp: (32) 98887 4406