Semana Santa

Semana Santa


A confluência de três visões de mundo: a religião católica tradicional, o patrimônio histórico e cultural e o turismo. Procura-se analisar como essas três concepções, através de seus agentes e suas instituições, de acordo com suas experiências históricas, culturais e estéticas, vão atribuir sentidos distintos aos mesmos fenômenos e objetos: igrejas, imagens sacras, procissões e cerimônias religiosas.

O evento religioso preserva tradições centenárias. Os passos espalhados pela cidade são abertos somente nessa época do ano, e servem para representar o calvário vivido por Jesus Cristo. As procissões passam pelas ruas e vielas da cidade, enfeitadas com os famosos tapetes de serragem, comovendo quem as acompanha.

As celebrações começam no Domingo de Ramos, com procissão que parte da Igreja Matriz de Santo Antônio. Outras procissões, de segunda a quarta-feira, dão sequência à Semana Santa, mas é na quinta que ocorre um dos eventos mais movimentados: a missa solene, também na matriz, com a cerimônia de lava-pés. Sexta-Feira Santa é dia da encenação da Paixão de Cristo, e Sábado de Aleluia é dia de vigília. No domingo de Páscoa, a missa é seguida de uma concorrida procissão pelo Centro Histórico – o caminho é enfeitado pelos moradores, que decoram suas ruas e janelas.
Share by: