Eventos

JANEIRO

mostrac

Mostra de Cinema

Acontece sempre nos dois últimos finais de semana de janeiro. O evento inaugura oficialmente o calendário audiovisual brasileiro. São nove dias de programação cultural oferecida gratuitamente à população, reunindo num amplo e rico painel mais de 100 trabalhos (longas, curtas e vídeos), além da realização de oficinas profissionalizantes, debates, mesas-redondas, encontros com personalidades do segmento audiovisual e cultural.

Site: http://www.mostratiradentes.com.br/

 

FEVEREIRO

carnaval

Carnaval

Considerado um dos melhores e mais cobiçados de Minas Gerais, atraindo foliões de diferentes regiões do País. Embalado pelas bandas e pela irreverência das fantasias, o povo dança e canta ao som das antigas marchinhas. Energia positiva e alto astral é o que não faltam. Domésticas, Ver-te Cana e Roma foi Pouco, são alguns dos blocos que sacodem a galera.

 

MARÇO

4fotografia

Festival Foto em Pauta

O Festival acontece no período da Quaresma. A programação conta com atividades ministradas por grandes nomes da fotografia no Brasil e no mundo. Produzimos exposições, workshops, palestras, debates, leituras de portfólio, projeções de fotografias e atividades educativas voltadas para a comunidade local.

Site: http://fotoempauta.com.br/festivais/

 

ABRIL

semanasanta

Semana Santa

A confluência de três visões de mundo: a religião católica tradicional, o patrimônio histórico e cultural e o turismo. Procura-se analisar como essas três concepções, através de seus agentes e suas instituições, de acordo com suas experiências históricas, culturais e estéticas, vão atribuir sentidos distintos aos mesmos fenômenos e objetos: igrejas, imagens sacras, procissões e cerimônias religiosas.

 

semanainc

Semana da Inconfidência Mineira

Não há como falar em Tiradentes sem lembrar a história que a cerca e que é latente a cada rua, construção ou monumento. O Museu Casa Padre Toledo, por exemplo, abrigou várias reuniões dos Inconfidentes e há até uma passagem subterrânea ligando a casa até a cadeia. A cidade recebeu o nome de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, principal personagem da Inconfidência Mineira, movimento político que lutava pela independência do Brasil do domínio português.

 

MAIO

eventos treembier

Festival de Cerveja

Festival da Cerveja Artesanal de Tiradentes – TremBier

Acontece de 05 a 07 de maio de 2017.

 

emcena

Festival Tiradentes em Cena

Tiradentes se tornou um grande pólo multicultural, o Tiradentes em Cena é mais uma grande demonstração da riqueza cultural brasileira. Dentre a programação está incluso: mostras, debates, cursos, espetáculos de repercussão nacional consagrado pela crítica e sucesso de público.

Acontece de 19 a 27 de maio de 2017.

Site: http://www.tiradentesemcena.com.br/

 

 

 

 

Mitsubishi Motorsports Rali Tiradentes

O Mitsubishi Motorsports começou como um passeio em 1994, onde 34 duplas de veículos 4×4 da Mitsubishi, partiram de São Paulo com destino ao interior do estado. E em 1995 surgiu a primeira temporada do Mitsubishi Motorsports. Em 1998, o Mitsubishi Motorsports tornou-se referencia no cenário nacional dos ralis e em 2000 foi dividido em 2 campeonatos – Sudeste e Nordeste.

Site: http://www.mitsubishimotors.com.br/

 

JUNHO

vinhojazzlogo

Tiradentes Vinho & Jazz Festival

Com a proposta de unir o prazer da boa música com o sabor do vinho, o festival acontece durante três dias. O Largo dos Forras se transforma em cenário para receber produtores de vinho, apreciadores da bebida e amantes do jazz. Este ano, os estandes serão divididos por países, totalizando oito estandes. Com este formato, os visitantes poderão degustar vinhos típicos de cada nação e identificar as características dos produtos de forma didática, simples e mais fácil para os iniciantes.

Acontece de 02 a 04 de junho de 2017.

Site: https://www.facebook.com/TiradentesVinhoJazzFestival

 

bikefest

Tiradentes Bike Fest

Festival de motos clássicas e modernas que acontece sempre no último final de semana de junho. A reunião de mais de 3.000 motos de todo o país aumenta muito o fluxo de turistas da cidade. Além da exposição das motos, no Largo das Forras, há um passeio pelas cidades vizinhas, shows paralelos e os restaurantes preparam um menu diferenciado. Um dos eventos mais divulgados e prestigiados do Brasil. Em um espaço apropriado e próprio para o evento, acontecerão shows de blues e jazz com grande nomes dos estilos musicais já consagrados.

Acontece de 21 a 25 de junho de 2017.

Site: http://www.grupoberg.com.br/

 

JULHO

inverno

Inverno Cultural

Oficinas, shows, cursos, exposições, música, teatro, circo e outras atividades movimentam a cidade e atrair um público de perfil bastante eclético e de diferentes regiões do país.

 

AGOSTO

gastronomia

Festival Cultural e de Gastronomia

Acontece sempre nos dois últimos finais de semana de Agosto. Durante 10 dias, chefs de todo o Brasil e do exterior fazem o que há de melhor na culinária de seus países. Pode-se aproveitar a viagem para degustar pratos e bebidas, almoços, jantares e festins, cursos de culinária, degustações, além de uma programação cultural bem cuidada e intensa. São exposições, apresentações de teatro de rua e música. Um encontro de grandes chefes de cozinha, nacionais e internacionais.

Site: http://farturabrasil.folha.uol.com.br/blog-festivais/fartura-tiradentes/

 

SETEMBRO

felit

FELIT – Festival de Literatura de São João Del Rei e Tiradentes

Festival de Literatura de São João Del Rei e Tiradentes Confira a programação no site.

Site: http://www.felit.com.br

 

logo

Festival Artes Vertentes

O cenário escolhido para a realização do Festival Artes das Vertentes foi Tiradentes, por suas características bucólicas e histórica, além de estar no coração artístico do interior de Minas Gerais. O Festival engloba uma programação que permite ricos diálogos entre as diversas formas de expressões artísticas como: música, teatro, cinema, literatura, artes visuais e dança.

Site: http://www.artesvertentes.com/

 

xterra

XTERRA BRASIL

Sucesso de público em outras edições, a serra mineira proporciona locais fantásticos para a realização do maior festival de esportes outdoor do mundo. O XTERRA Brazil Tour 2014 chega mais uma vez a cidade de Tiradentes (MG) para mostrar os guerreiros mais experientes do Brasil! Uma etapa que vai contar com provas de Duathlon, Endurance 50 e 80K, Night Run, Mountain Bike e Kids Mini Corrida e muito mais. Muitos percursos passam das fronteiras de Tiradentes e vão até a linda cidade de São João Del Rei, onde os atletas podem ver paisagens incríveis do alto dos morros das duas cidades.

Acontece de 29 de setembro a 01 de outubro de 2017.

Site: http://xterrabrasil.com.br/tour-2017/xterra-estrada-real/

 

OUTUBRO

mimo

MIMO

outubro 17 /08:00outubro 19 /17:00

O Festival MIMO surgiu em Olinda, com o intuito de levar música instrumental brasileira a grandes públicos, em concertos nas igrejas das cidades históricas. Hoje o festival se abrangeu, englobando o Cinema voltado para o tema música e a Educação musical para crianças e jovens.

Site: http://www.mimo.art.br/

 

classicfusca

Classic Fusca

outubro 25 /08:00outubro 27 /17:00

Os aficionados e apaixonados por este ícone da indústria automobilística, O Fusca, se reúnem em Tiradentes todo ano, para comparar suas máquinas, trocar informações e para concorrer com seu conservadíssimo Fusquinha  como o mais belo do ano. São administradas palestras e acontecem shows.

Site: http://classicfuscafestival.blogspot.com.br/

 

NOVEMBRO

duojazz

Duo Jazz

Para os apreciadores da boa música, não poderão perder o evento que acontece, geralmente, no feriado da Proclamação da República.

 

Site: http://www.duojazzfestival.com.br/

 

DEZEMBRO

arvore-de-natal

Natal

A cidade se enfeita de luzes e tem programação especial.

 

reveilon

REVEILLON

Um dos melhores de Minas Gerais. No fim do ano, a cidade prepara sempre uma vasta programação para receber e encantar milhares de turistas. Apresentação de coral infantil, exibição de filmes
natalinos, contador de histórias, concerto de cortas, violão e violinos, grupo de teatro Entre e Vista, Auto de Natal, Banda e Orquestra Ramalho, teatro de marionetes, desfile do Papai Noel, distribuição de brinquedos, cortejo da Barca dos Desejos, show, queima de fogos e apresentação de Folias de Reis.